Continuaremos nossa conversa sobre o tema de empregabilidade, dessa vez sobre o tópico de como melhorar a empregabilidade. Vamos lá? Boa Leitura!

A principio é necessário que você tenha a concepção que assim como uma empresa tem algum produto ou serviço a oferecer, você como um profissional também tem, no seu caso o seu talento pessoal pode ser comparado aos produtos de uma empresa. E assim como uma empresa você deve “vender” o seu produto.  O profissional deve estar em constante atualização para poder oferecer sempre o que o mercado de trabalho solicita. Iremos alistar pontos importantes para que você aumente sua empregabilidade.

1º  Aprimore sua Comunicação

Procure melhorar sua maneira de se comunicar com os outros, além disso caso tenha a possibilidade estude outro idioma. Fazer isso com certeza abrirá novas oportunidades de trabalho ou quem sabe até uma promoção no seu emprego atual.

#FICADICA: Faça um curso de idiomas, caso não tenha muito tempo disponível. Procure um curso técnico de idiomas  voltado para sua área de atuação. Como por exemplo: Curso de Inglês Instrumental.

2ª Recicle-se Constantemente

Todo profissional deve continuar se atualizando em sua área, mesmo depois de um bom tempo de trabalho ou até mesmo de já possuir uma boa experiência profissional. O estudo é fundamental para quem quer manter-se ativo no mercado de trabalho.

#FICADICA: Faça cursos profissionalizantes/atualização, geralmente esses cursos  rápidos porém com um conteúdo prático ideal pra quem trabalha e não tem muito tempo. Como por exemplo: Curso profissionalizante de Excel ou um curso de atualização em Excel Avançado.

3º Desenvolva sua Networking

Networking significa sua rede de contatos com alguém, geralmente essas redes de conatos são entre pessoas com interesses em comum. O principal objetivo de construir seu networking é ampliar seu rol de amizades e com isso fazer conhecido o que você faz tanto dentro quanto fora da empresa na qual trabalha, dessa forma você fica conhecido pelo que realiza e caso precise ficará muito mais fácil de conseguir uma nova recolocação profissional.

#FICADICA: Participe de seminários, palestras  e eventos no geral relacionados com sua área de atuação. Nesses eventos geralmente frequentam que tem algum interesse sobre o assunto abordado e assim será uma boa oportunidade de você conhecer pessoas que também são da sua área de atuação. Ou seja essas é uma ótima oportunidade para construir seu Networking.

Esses são os pontos fundamentais para você aumentar a sua empregabilidade, siga-os  para conquistar, manter ou mudar do seu emprego atual. Em breve teremos mais dicas!

Deixe seu comentário abaixo