left
Por Romario Andrade | às 13:15 | Data 28 fev 2012 | Você está em: N. Sra da Glória

Reunião sobre o Garantia-Safra

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os pequenos agricultores, cuja renda familiar seja de até 1 salário mínimo e meio, correspondente ao valor aproximado de R$933 reais, e que residam nas áreas de atuação da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste): Nordeste, no norte de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e no norte do Espírito Santo. Estas localidades sofrem perda de safra devido à seca ou excesso de chuvas.

Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra nos municípios onde forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o semiárido, receberão a indenização no valor de R$680, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Para participar do programa, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão a ele. Com o intuito de oferecer maiores esclarecimentos sobre o “Garantia”, bem como estimulá-los a se inscrever nele, realizou-se na manhã desta terça-feira, 28, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nossa Srª da Glória, uma reunião com os representantes das diversas instituições que atuam no Garantia Safra: Emdagro, Pronese, MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável), secretarias municipais de agricultura de Sergipe e Caixa Econômica Federal.

Até o momento, pode-se contabilizar 12.726 inscritos no estado sergipano, mas a meta a ser atingida é de 20 mil. Por este motivo, as inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de março e os interessados podem procurar os seguintes órgãos para realizar o cadastro: Emdagro, Incra e Pronese.

Romário Andrade/soudesergipe.com

Reunião sobre o Garantia-Safra

Comente com sua conta no facebook
Listar todas >