IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto anuncia os próximos artistas a se apresentar no “Ocupa/ia” a partir de 12 de julho

Belo Horizonte, MG 12/7/2021 –

Efe Godoy, Massuelen Cristina e Bárbara Mol ocupam os canais virtuais da instituição até 30 de julho

Quem acompanhou as redes sociais e canais virtuais do “IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto” nas últimas semanas teve a oportunidade de conferir obras e processos de artistas selecionados para o programa de mostras virtuais “Ocupa/ia”. Na segunda etapa do projeto, a partir de 12 de julho, os próximos três artistas, que participaram do “Programa de Residência IA”, vão ocupar as redes (Facebook e Instagram) do Instituto.

De 12 a 16 de julho, quem se apresenta é Efe Godoy, artista visual míope, transvestigênero, que pesquisa hibridismo em suas variadas linguagens (vídeo, desenho e performance), com ênfase em recortes de memórias da infância e fabulações espontâneas.

Para ela, a experiência de participar de uma ocupação e residência durante um período pandêmico é uma forma de deixar viva a força de pesquisa e criação dentro do ateliê e da vida de cada artista. “Não podemos desistir de criar poesia para o mundo, principalmente poesia crítica. Foi bem mágico ter todos os acompanhamentos e encontros proporcionados pelo ia. Artista precisa de residência!”, completa.

Na semana seguinte, de 19 a 23 de julho, quem toma conta das redes é a artista Massuelen Cristina. A artista destaca que experiências como o “Ocupa/ia” fazem com que as pessoas repensem algumas questões em relação à arte e se adaptem a novas formas de consumir arte. Ela está desenvolvendo uma série de fotos e vídeo-performance que traz questionamentos sobre a corporeidade preta em relação ao sincretismo religioso e à Umbanda.

“É de grande relevância pela visibilidade, pelas possibilidades que as redes sociais permitem se apresentar enquanto artista. Participar desse projeto é muito importante para mim, pelas portas abertas que o instituto sempre deixa, pela maneira como a instituição abraça as nossas criações e quer fazer diferente na construção da arte contemporânea. É uma maneira de dar voz aos artistas e mostrar o que estamos fazendo e pensando sobre arte, principalmente nesse momento pandêmico”, ressalta.

Para finalizar a programação do mês, a artista visual e pesquisadora Bárbara Mol apresenta sua arte entre 26 e 30 de julho. A proposta “a torto e direito” – sobre o direito ao tortuoso como forma entre os imaginários do barroco, do cerrado e de outras vias em Ouro Preto, pretende criar uma narrativa iconográfica do tortuoso.

Durante a ocupação online, a pesquisa artística vai coletar e recriar formas e objetos estéticos tomados do meio barroco patrimonial, do urbano-periférico e cerrado de Ouro Preto. A ideia é que se faça ver a questão plástica e formal do tortuoso, enquanto elemento estético ainda vivo, sendo uma reabertura crítica às imagens da história, da cidade e do tempo.

Em resposta aos desafios decorrentes da COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o “IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto” deu início ao “Ocupa/ia”, com mostras digitais de artes visuais.

Colocando em debate a efetividade dos meios digitais e a problemática de acessibilidade e temporalidade, o “Ocupa/ia” explora novas formas de habitar o virtual, incentivando a exposição de trabalhos a partir dessa perspectiva. “Pensamos essa iniciativa para dar apoio à comunidade artística, com o objetivo de amenizar os efeitos econômicos e sociais deste momento de pandemia. Nesse sentido, o instituto dá continuidade à sua missão, abraçando a diversidade social, econômica, de gêneros e vivências”, explica a presidente Bel Gurgel.

Ao longo do projeto, os artistas, selecionados via convocatória, se apresentam, falam de seu processo criativo, mostram a obra e contam sobre sua visão de arte dentro da pandemia. Após esta etapa, mais três artistas entrarão na programação, que se encerra dia 20 de agosto.

Website: https://ia.art.br/

Veja também

Últimas notiicas

Sergipe registra oito novos casos de covid-19 e um óbito neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim epidemiológico, informou que neste sábado (27), foram registrados oito novos casos de covid-19 e um...

CANINDÉ: Duas pessoas morrem após carro cair em riacho

No início da noite deste sábado, 27, uma forte chuva caiu no município de Canindé do São Francisco. Ruas ficaram alagadas e diversos imóveis...

Polícia Civil prende suspeito de cometer estupro de vulnerável em Itaporanga D’Ajuda

Na tarde de quinta-feira (25), policiais civis da Delegacia de Itaporanga D'Ajuda prenderam em flagrante um homem suspeito de cometer o crime de estupro...

Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Estância

Policiais Civis da Delegacia Regional de Estância prenderam na tarde desta sexta-feira (26), Erinaldo Nunes Filho, pelo crime de estupro de vulnerável. De acordo com...

Avicultura ganha Centro global de pesquisas da Trouw Nutrition com foco na redução do uso de antibióticos

Localizado na Espanha, o centro é responsável por análises que vão desde observações de rotina, como o desempenho animal e a qualidade da carcaça,...