fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

O papel essencial da nutrição no desenvolvimento e crescimento das crianças

São Paulo, SP 1/7/2021 –

Nos primeiros anos de vida o cérebro dobra de tamanho, o sistema imune se forma e a criança cresce em um ritmo acelerado

Os primeiros anos de um bebê podem ser considerados como o período mais importante para o seu desenvolvimento, com mudanças que vão acompanhá-lo por toda a vida. Ter uma nutrição adequada desde o nascimento é essencial para auxiliar no crescimento e no neurodesenvolvimento.

O período de 0 a 3 anos é aquele em que o cérebro mais cresce, podendo dobrar de tamanho. Nesta fase, também acontece o desenvolvimento das habilidades cognitivas, linguísticas e motoras, ou seja, a criança começa a entender melhor o mundo ao seu redor, se comunicar melhor com as pessoas que convive e a controlar melhor os movimentos, para então começar a falar e andar.

Além dos estímulos externos, a nutrição tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, o que inclui a ingestão adequada de vitaminas, proteínas, gorduras, carboidratos e sais minerais.

Até os 2 anos de idade ou mais recomenda-se o aleitamento materno exclusivo, mas a partir do 6º mês de vida do bebê começa a ocorrer a introdução da alimentação complementar. Nesta etapa, é muito importante consultar um especialista, pois a escolha dos alimentos é crucial para o desenvolvimento da criança.

Apesar de aproximadamente 80% das crianças já tomarem leite de vaca com 1 ano, esta pode não ser a opção ideal para essa fase por conter alto teor de proteínas, gorduras saturadas e sódio. Além disso, o leite de vaca apresenta baixo teor de ferro e não contém gorduras do tipo poli-insaturadas (como o DHA), fundamentais também nessa faixa etária.

“Na impossibilidade do aleitamento materno a partir de 1 ano de idade, uma criança que recebe o leite de vaca, e não uma fórmula infantil adequada, pode ter carência de nutrientes e ingerir outros em excesso”, explica a pediatra consultora Dra. Márcia Pahl. “É importante que os pais se preocupem com a composição dos produtos que oferecem aos seus filhos, bem como com as faixas etárias a que eles se destinam. Também entendam que fórmulas infantis podem ser usadas como uma estratégia para oferecer todos os nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento de crianças, dando suporte à transição para a dieta da família”, afirma.

Além disso, procurar ajuda profissional de um médico ou nutricionista é sempre indicado a cada mudança na alimentação dos pequenos.

Pensando no desenvolvimento das crianças de 1 a 3 anos, a fórmula infantil Enfanutri Pro Evolut é inédita no mercado e começou a ser vendida pela Mead Johnson. A combinação exclusiva de DHA, ARA e Prebióticos presente na fórmula ajuda a oferecer os nutrientes adequados para o crescimento e o desenvolvimento nesta fase da vida.

O Ministério da Saúde informa: o aleitamento evita infecções e alergias e é recomentado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

Informações para imprensa:
Approach Comunicação

Beatriz Cunha – [email protected] – (11) 94541-5554

Website: http://https://nutrimaisvida.com.br/collections/enfanutri?gclid=CjwKCAjwieuGBhAsEiwA1Ly_nQcB3eTKNjkYfRHRYSzdZbT3IhpOUqfL_Cb8NPJdft4UxaQfmu7vAhoCip4QAvD_BwE

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação