outubro26 , 2021

    Semana do Motorista Profissional: cuidados fundamentais para a durabilidade dos pneus

    Veja também

    URGENTE: Motorista de ambulância sofre atentado no município de Maruim

    De acordo com informações, na manhã desta terça-feira, um...

    Polícia Civil inicia investigações sobre supostos maus-tratos contra animais em Aracaju

    Após denúncias encaminhadas à Delegacia de Proteção Animal e...

    Preços de gasolina e diesel aumentam hoje nas refinarias

    Os preços da gasolina e do óleo diesel vendidos...

    Foram registrados 18 novos casos de Covid-19

    A Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim...

    COMPARTILHE

    - Advertisement -

    Curitiba – PR 26/7/2021 – Manter a pressão e o alinhamento em dia são essenciais para uma boa dirigibilidade e também colabora muito para uma maior durabilidade.

    Entre as categorias de profissionais da área que mais crescem, estão os motoristas de aplicativos que, segundo IBGE, são mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Atenção especial com pneus pode reduzir custos com manutenção dos veículos usados para trabalho.

    Na semana em que se comemora o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas profissionais, também se homenageia a classe pelo seu trabalho e pela responsabilidade de transportar pessoas, encomendas, compras, bens pessoais etc.

    Em 2012, quando aplicativos de transporte como Uber começaram a ganhar popularidade no Brasil, o número de pessoas que tinham sua principal renda oriunda deste serviço era de aproximadamente 484 mil, como aponta Pesquisa Nacional de Empregados e Desempregados (Pnad) Contínua Trimestral.

    - Advertisement -

    No último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, o salto havia sido de 138%, superando a marca de mais de 1 milhão de motoristas de aplicativos rodando nas ruas das cidades brasileiras.

    Por isso, tão importante quanto celebrar o Dia do Motorista é realizar as revisões periódicas do carro, estar atento ao estado dos pneus e tomar algumas precauções para que eles possam ser usados dentro das regras previstas pelo Código Nacional de Trânsito, preservando a segurança do motorista e dos passageiros. Além da segurança, a durabilidade dos pneus pode ajudar na lucratividade desses profissionais, pois os pneus representam um custo efetivo para a atividade.

    Segundo o gestor de contas da Delinte Pneus, Cleyton Kamogawa, a falta de atenção aos sinais de avarias nos pneus pode resultar em estouros, instabilidade e derrapagens em pistas molhadas e até mesmo multas e perda de pontos na carteira de habilitação.

    Para garantir a dirigibilidade e a durabilidade dos pneus, o motorista deve cuidar da calibragem e do alinhamento, sempre seguindo as normas do fabricante, pois cada um tem uma tabela específica adequada.

    “Manter a pressão e o alinhamento em dia são essenciais para uma boa dirigibilidade e também colabora muito para uma maior durabilidade”, comenta o gestor de contas.

    Outra recomendação feita por Cleyton Kamogawa é realizar o rodízio de pneus a cada 10 mil quilômetros, em estabelecimentos especializados, sempre observando o desgaste e a posição das peças. “Essa prática é fundamental para equilibrar possíveis diferenças de desgaste, aumentando a segurança e a durabilidade maior”, afirma.

    Troca de pneus

    Antes de atingirem a vida útil indicada pelo fabricante, os pneus apresentam alguns sinais como desgaste irregular, bolhas, ressecamento e rachaduras, indicando que está na hora de trocá-los.

    “O ideal é que os quatro pneus sejam trocados. Se não houver a possibilidade de realizar, é indicado que o motorista troque dois, colocando os novos para trás e, se possível, escolher a mesma marca”, orienta Cleyton Kamogawa.

    Website: http://www.delinte.com.br