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7 maneiras de fazer você mesmo comer comida saudável

Você já desejou ficar tão animado com uma salada crocante quanto com batatas fritas de queijo? Não há problema em evitar o ingrediente saudável ímpar, mas se você estiver esquivando-se regularmente de frutas e vegetais em favor de carboidratos e junk food, tente estas dicas para que você goste de alimentos mais saudáveis.

1. Pegue e tente novamente

Comer alimentos que você não gosta pode parecer masoquista, mas pode ser a chave para mudar de idéia. “A melhor maneira de começar a gostar de uma nova comida é continuar experimentando. Apenas uma pequena quantidade ao lado do seu prato é um bom começo ”, diz a nutricionista Frankie Phillips.

Pesquisas realizadas com crianças indicam que degustar repetidamente um vegetal anteriormente não apreciado por várias semanas pode melhorar o gosto dele. Em um estudo separado , foi relatado que crianças de 2 a 6 anos demonstraram aumento do gosto e consumo de vegetais específicos após receber diariamente por 14 dias.

Então, continue tentando essa couve-flor. Se você não gosta de cozido, experimente assado , em queijo de couve-flor ou em sopa!




2. Mude suas associações

Couve de Bruxelas e couve podem ser vistos com horror por quem os comeu fervendo demais e mole quando criança. “Muitas das maneiras pelas quais provamos comida vêm da nossa mente e das expectativas que construímos em torno da comida”, diz Uxshley Caracamo, psicóloga da Clínica de Psicologia de Alimentos.

Costumamos formar opiniões sobre comida quando crianças e não as desafiamos como adultos. Mas podemos mudar a maneira como experimentamos os alimentos. Frite as couves de Bruxelas com bacon e elas ficarão irreconhecíveis. Se você estiver em um restaurante, peça um de seus alimentos na lista negra – você pode obter uma associação positiva se for cozido de uma maneira que nunca provou antes.

3. Associe-o a algo que você gosta

Como disse Mary Poppins, “uma colher de açúcar ajuda a diminuir o remédio”. Embora não seja uma boa idéia engolir colheres inteiras de açúcar, esse mantra é útil.

Estudos mostraram que o condicionamento associativo (emparelhar alimentos com sabores preferidos) pode aumentar o gosto de um alimento. Crianças dada repetidamente couve de Bruxelas com creme de queijo cresceu a gostar os brotos mais .

Ao servir um alimento que você não gosta com algo que faz, reduza gradualmente a quantidade de alimento ‘seguro’. Faça um gratinado cremoso de queijo com legumes ou peixe de que você não tem certeza, enrole o peixe que não gosta no presunto ou bacon de parma ou adicione frutas ao iogurte.

4. Vá devagar

Tente comer muitas coisas novas em um curto período de tempo e você provavelmente desistirá. “É importante não mudar muito de uma só vez. Como a maioria dos nossos hábitos alimentares é inconsciente, mudar nosso comportamento alimentar exige esforço consciente. Há um limite para a quantidade de força de vontade que podemos usar ao mesmo tempo ”, aconselha Caracamo.

Prove um novo sabor de cada vez e faça pausas se não aguentar mais uma noite experimentando peixes ou leguminosas oleosas.

5. Pense positivo

“Se você imaginar frutas e legumes com um sabor delicioso antes de comê-los, é muito mais provável que tenham um ótimo sabor”, diz Caracamo.

Sim, você precisa pensar nesses alimentos de maneira positiva. O cérebro é uma ferramenta incrivelmente poderosa e pode ajudá-lo a superar suas fobias alimentares. Então pense em como a laranja será suculenta e deliciosa, como essa tigela de verduras é um pacote de energia nutritivo para o seu corpo e veja se elas têm um sabor melhor.

6. Mantenha alimentos saudáveis ​​por perto

Resista à tentação com esses lanches saudáveis



“Realmente ajuda se a comida estiver facilmente disponível. Ter uma tigela de frutas sobre a mesa, um pacote de nozes e sementes sem sal na sua bolsa ou um pote de frutas secas ao lado do cereal do café da manhã ajuda a cutucar o comportamento ”, diz Phillips.

Se você não tem comida saudável por perto, é muito mais provável que você pegue uma barra de chocolate ou um pacote de batatas fritas. Mantenha lanches saudáveis ​​por perto e, com o tempo, você pode começar a desejá-los.

7. Não desista!

Pode não ser fácil treinar novamente sua paleta, mas é possível. Um estudo que mediu as reações das pessoas aos alimentos com exames de ressonância magnética de seus cérebros, descobriu que dar aos participantes uma dieta mais saudável leva ao aumento do desejo por alimentos saudáveis ​​e à diminuição do desejo por alimentos menos saudáveis. Não se esforce demais. Se você não consegue encontrar uma versão dos cogumelos, pode engolir, talvez não sejam para você. Basta seguir para outro ingrediente e, eventualmente, você encontrará os ingredientes que você mais gosta.

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