Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

A força do deputado Valdevan 90 – Parlamentar se beneficia de recurso pendente de análise há meses

Já se passaram dois meses que a Reclamação (recurso usado pelo deputado federal Valdevan 90 para suspender as decisões da juíza eleitoral de Sergipe, que prendeu o parlamentar por falsidade ideológica eleitoral e coação as testemunhas) está parada (conclusa para o relator) e não mais se movimentou.

Vários recursos de outros parlamentares eleitos nas últimas eleições que chegaram ao STF, foram julgados e já desceram para esfera estadual por falta de consistência, e já estão sendo tratadas e inclusive algumas já foram decididas, como é o caso do deputado federal do PRB pelo Acre, Manuel Marcos, preso na Operação Santinhos, da Polícia Federal do Acre (PF-AC) por suposto desvio de mais de R$ 1,5 milhão do Fundo Partidário e Fundo Especial de Financiamentos de Campanha. A operação foi deflagrada no dia 11 de dezembro de 2018, em Rio Branco, período semelhante à Operação que prendeu Valdevan 90.

No caso de Valdevan, o presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, foi quem d poreferiu (como magistrado de plantão), a mudança de Medida Cautelar para prisão domiciliar. O mais intrigante é que o presidente regressou três dias antes de acabar suas férias e não considerou o pedido de mais informações por parte do seu colega, ministro Fux, e deferiu a decisão favorável a Valdevan 90. Vale ressaltar que o parecer do Ministério Público Federal foi contrário ao recurso dos advogados de Valdevan 90.

É de se espantar a força do deputado por Sergipe. Em um comparativo pode-se dizer que maior que a do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, que não conseguiu manter seu processo de investigação no caso da Alerj no STF.

A pergunta que não quer calar é: por que o relator ainda não se manifestou no processo envolvendo Valdevan 90? Por que o Ministro Toffoli retornou três dias antes do término do plantão do Ministro Fux e não permitiu que ele aguardasse mais informações do caso para se manifestar? Com a resposta o Judiciário.

Welder Ban | Panorama Político
Uma análise da política sergipana como ela deve ser: sem censura!

COMENTE!