soudesergipe-a-regra-do-jogo-3

Em 2015 o Portal SoudeSergipe criou uma série chamada “A Regra do Jogo”, para explicar melhor através do jogo de xadrez como funciona a política em Nossa Senhora da Glória. O tempo passou e duas matérias foram escritas sendo que na primeira foi mostrado como estava se movimentando as peças do lado do grupo liderado por Jairo Santana e na segunda além de mostrar as mudanças que ocorreram na oposição, também mostramos como o “Jogador” Chico do Correio movimentava suas peças.

Mas de lá pra cá muita coisa mudou e muita água rolou e outras peças apareceram nesse complicado tabuleiro, peças essas que podem decidir o tão sonhado xeque mate. Então vamos ao jogo.

O jogo

O jogo de Xadrez tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.

Jogadores – 2.

Duas Torres, dois Cavalos, dois Bispos, uma Dama, um Rei e oito Peões.

Com quase tudo preparado pra o pleito de 2016 os jogadores correram para movimentar as suas peças e como na ultima matéria da série foi citado “um erro pode ser fatal”.

Jogador Um (Chico do Correio ou Sérgio Oliveira)

Com a maquina (prefeitura) na mão e dando já dando como certo o possível cheque mate, o atual prefeito perdeu algumas peças e conquistou outras, mas pouca coisa mudou já que ele (o rei) continua firme em sua campanha para a reeleição e sua vice já está também definida.

A vice-prefeita (Dama)

Uma dama de um jogo de xadrez pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo).

Já é dada como certa a vice-candidatura de Adriana de Ancelmo, que através da secretaria de assistência social desenvolveu um bom trabalho deixando assim candidatos à (Dama) para trás.

Os ccs (Peões)

O peão somente pode fazer movimentos adjacentes à sua posição anterior, isto é, não pode retroceder. O peão, assim como o rei só pode deslocar-se uma casa à frente por lance, no entanto, quando o peão ainda está na sua posição inicial, este pode dar um salto de duas casas à frente (Isso se o Rei deixar).

Vereadores (Torres)

A movimentação da torre se dá somente de forma horizontal ou vertical. Esses são os vereadores que tem um papel fundamental nesse jogo, onde a torre tem grande importância para conquistar espaço para que o rei dê o cheque mate.

Nomes como Vaneide, Junior Gazeta, Astrogildo, Flávio, Maraysa de Ancelmo, Maisa, Dudu e Ivone, podem através de seus movimentos facilitar o “xeque mate.

Jogador 2 (Jairo Santana)

Sem a maquina na mão e com um grupo determinado a quebrar uma hegemonia de quase 20 anos, vem guardando algumas surpresas e deixando seus adversários um pouco confusos dentro do jogo o grupo liderado pelo Deputado Jairo Santana vem para o tudo ou nada confirmando sua irmã Ciane Santana como aquela que será considerada a Rainha dentro do jogo.

Os ccs (Peões)

(Esse jogador não usa os peões)

Vereadores (Torres)

As manifestações contra o aumento dos subsídios geram polemica, mas para a vereadora Cássia de Zico foi uma oportunidade de garantir sua reeleição. Porém a mesma surge como uma possível vice na chapa da oposição e assim deixar ainda mais disputado esse jogo.

Por outro lado ainda não se sabe qual das torres será usada na hora “H” do jogo, deixado os adversários com uma pulga atrás da orelha. Como o blefe é algo característico nesse jogo, podem vir surpresas por ai.

Uma Nova Peça Aparece no Tabuleiro (Bispo Joseclan)

Bispo – Esta peça se movimenta somente nas diagonais do tabuleiro. Um enxadrista com apenas um bispo deve geralmente colocar seus peões em casas de cor opostas ao bispo de modo que este possa se mover entre a estrutura de peões podendo assim controlar mais casas e atacar os peões adversários nas casas controladas pelo bispo. Quando o bispo pode manter sua mobilidade é denominado bispo bom.

Liderado pelo Bispo Joseclan Chagas o Partido Verde (PV) anunciou há algum tempo atrás o afastamento do agrupamento liderado pelo prefeito Chico do Correio (PT) ao tempo em que também declarou o lançamento da pré-candidatura do mesmo em uma terceira via.

Isso pode ser um fator determinante nessas eleições já que 1.200 votos na eleição de 2012 foram computados para a legenda do atual gestor que conseguiu vencer a eleição que foi considerada como uma das mais disputadas da história do município com apenas 316 votos de diferença.

É ai que entra a ação dessa peça que pode determinar o xeque-mate para qualquer um dos TRÊS lados. Pois ao que tudo indica existe uma boa aceitação da parte dos eleitores que não votam em nenhum dos dois grupos, os movimentos (dessa peça) serão determinantes nesse Jogo.

Vereadores (Torres)

Nomes novos surgindo com grandes expectativas como de Luciene da Cohab , Júlio, Simone Machado, Vadinho da Deso, Elaine de Zequinha Alagoano, Aécio, dentre outros e Luiz Carlos da Xodó  que tem despertado o interesse de boa parte do eleitorado, já que trata-se de pré-candidatos que nunca foram votados. Esse ultimo nome principalmente vem causando um certo tipo preocupação e agitação nos bastidores da política.

As peças estão em movimento e os bastidores não estão tão calmos assim já que como foi citado acima, o movimento da peça (Bispo) pode determinar o xeque-mate e nesse jogo meu amigo “um erro pode ser fatal”.

Maycon Fernandes/Reportagem Soudesergipe

 

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR
Músico,Jornalista, Repórter do Programa Voz da Cidadania..