fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Abatimento da tarifa de energia elétrica e outros benefícios para famílias de baixa renda

O governo federal possui um benefício chamado TSEE, ou Tarifa Social de Energia Elétrica, cujo principal objetivo é oferecer um desconto na conta de energia para famílias classificadas como baixa-renda.

Será que você tem direito ao abatimento e não sabe?

Bem, para ser considerada família de baixa renda é preciso que a renda per capita de sua família seja igual ou inferior à metade do salário mínimo nacional.

O que isso significa?

Basicamente, o salário de todas as pessoas que moram na sua casa deve ser somado e dividido pela quantidade total de pessoas que moram com você. Assim, se o resultado for igual ou inferior a meio salário mínimo (o valor deve ser o mais atualizado), sua família será considerada de baixa renda.

Além disso, é preciso que sua família também esteja cadastrada no CadÚnico e possua um número NIS. Se não estiver, é necessário que você vá até o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social de seu município e solicite o cadastramento. Para tanto, você deverá levar os seguintes documentos de absolutamente todos os membros da família que residem com você:

Certidão de Nascimento;

Certidão de Casamento, se for o caso;

CPF;

Carteira de Identidade (RG);

Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), se for o caso;

Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor;

Comprovante de residência.

Afinal, quem tem direito ao abatimento?

Com já foi dito, é preciso ter cadastro no CadÚnico e ser considerada família de baixa renda. Então, o primeiro critério é ter renda familia de meio salário mínimo per capita. Ainda existem outros dois:

Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social), nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei 8,742/93;

Famílias inscritas no CadÚnico que possuam renda de até 3 salários mínimos e tenham familiar portador de doença ou deficiência cujo tratamento depende de aparelho que, para funcionar, utilize energia elétrica.

Como faço para solicitar o benefício?

Para conseguir o abatimento, além de preencher todos os requisitos, é necessário que você se dirija a uma unidade da distribuidora de energia da sua cidade portando seu CPF; RG (ou outro documento oficial com foto), ou RANI, em caso de famílias indígenas; o código da residência que deverá receber o benefício; NIS (Número de Identificação Social) ou o número do benefício, no caso de beneficiários do BPC; atestado e relatório médico, em casos de famílias com uso continuado de aparelhos.

A distribuidora de energia irá checar as informações no Cadastro Único e, se tudo estiver correto e atualizado, irá conceder o abatimento.




 

Qual o valor do abatimento?

Os descontos variam de acordo com o consumo de energia, indo de 10% para consumo entre 100 e 200 kWH, podendo chegar até 65%, em casos de consumo até 30 kWh. Para famílias quilombolas ou indígenas, o desconto pode chegar até 100%.

Para mais informações sobre o benefício, consulte a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), através do telefone 167.

Outros benefícios de famílias de baixa-renda

Além desse benefício, pessoas que são consideradas de baixa-renda pode:

Pagar meia-entrada em eventos culturais e esportivos, desde que estejam portando o ID Jovem;

Realizar viagens interestaduais gratuitamente ou pagando apenas  50% do valor da passagem, desde que estejam portando o ID Jovem;

Receber auxílio jurídico da Defensoria Pública, em casos de divórcio, processos de guarda, pensão alimentícia, inventário ou qualquer outro no qual seja necessário auxílio jurídico;

No estado da Bahia, receber bolsa-auxílio (permanência ou moradia) através do Programa Mais Futuro, se for estudante universitário.

Para todos os casos, é necessário procurar os órgãos responsáveis, como o CRAS e a Defensoria Pública do seu município para obter mais informações e saber como obter os benefícios.

Setor de Comunicação
Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos
COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies