soudesergipe-itabi-eleicoes

As eleições municipais em Itabi costumava estar polarizada, há quase 24 anos, entre o grupo de Rubens Feitosa (PSD) e o grupo de Valdione Sá (DEM). Havia uma disputa pessoal que contaminava todo o quadro político do município. Em apenas uma eleição, desde os anos 92, que três candidatos disputaram a prefeitura de Itabi. Nas demais eleições, somente dois grupos indicaram seus candidatos a prefeito para comandar a gestão municipal.

O resultado dessas disputas eleitorais é que o grupo do atual prefeito ganhou cinco eleições e o grupo do DEM ganhou apenas uma disputa municipal durante as últimas duas décadas.

Neste ano de 2016, parecia que tudo apontava a favor do grupo da oposição que estava crescendo formando uma coalizão de partidos em prol do nome do ex-prefeito Valdione Sá (DEM). A sua morte prematura, contudo, mudou a história da oposição em Itabi, pois os seus líderes sucessores no partido não se entendem em torno da composição política com os demais partidos que fazem oposição ao prefeito.

Se houvesse o entendimento em torno do nome que representasse todo o grupão da oposição, os partidos PRTB, PSDB, PRP, DEM, PEN, PRB, PCdoB, PSC, PTN e PPS marchariam fortes contra a situação, mas não é o que acontece no pequeno município de Itabi.

As discussões da formação das chapas eleitorais dos agrupamentos da oposição giram em torno de três prováveis candidaturas a prefeito: a deDedé, representando o DEM e o PSDB; a de Gênisson, representando o PRTB, PSC e PRP; e a de Zé das Graças, representando o PRB, PEN, PCdoB, PTN e PPS.

Assim, confirmando a atual conjuntura no dia 05 de agosto próximo, data limite para realização das convenções municipais, o eleitorado de Itabi poderá escolher seu futuro prefeito entre quatro agrupamentos políticos: um candidato representando a atual situação (prefeito Rubens Feitosa) e três candidatos representando os agrupamentos que fazem oposição ao prefeito.

Para o eleitorado itabiense, resta a possibilidade de ver os projetos de governos dos quatro futuros candidatos a prefeito para que possam escolher o melhor projeto político para o município de Itabi.

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR
Músico,Jornalista, Repórter do Programa Voz da Cidadania..