fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Chegou o Verão: O seu inicio vem com probabilidade de trovoadas

O verão começa nesta quinta-feira, 21, às 14h28 (no horário de Brasília) no Hemisfério Sul e termina no dia 20 de março de 2018. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas do que as registradas no verão passado, quando o El Niño (fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical e que altera o clima regional e global) provocou um aumento avassalador nos termômetros da região Nordeste.

De acordo com o coordenador da Sala de Situação Hidrometeorológica, Clima e Tempo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, como o El Niño deu lugar ao La Niña, que tem efeito oposto, a tendência climática para este verão é de presença dos sistemas de chuvas convectivas, com incidências de trovoadas.

“Inclusive, já há a presença antecipada desses sistemas, que denominamos de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um redemoinho em altos níveis na atmosfera sobre a região Nordeste onde a sua borda externa traz grande nebulosidade e forma a instabilidade conectiva. Nós estamos com a borda do Vórtice desde o Norte do Ceará e Rio Grande do Norte, deslocando-se ao Sul, pela Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Nordeste da Bahia, trazendo, inclusive, trovoadas. Esse sistema começou a se formar ontem e deve perdurar por mais cinco dias, trazendo chuvas para todos esses estados”, destacou Overland.

Segundo o meteorologista, todas as regiões de Sergipe estão sujeitas a trovoadas, com maior probabilidade nas regiões Agreste e Sertão. “Essas regiões têm um aporte maior de temperaturas e umidades. Então, esses fatores vão favorecer mais a ocorrência de trovoadas nessas regiões nos próximos cinco dias e pelo mês de janeiro, que é o mês climatologicamente mais apropriado para ocorrer esses sistemas”, prevê.

Temperaturas

De acordo com Overland, as temperaturas devem ficar no patamar, do Litoral ao Agreste, entre 34°C e 36°C, e do Agreste ao Sertão de 36°C a 40°C.

Próximos 5 anos

Overland voltou a reafirmar que, nos prximos cinco anos, a previsão é de chuvas acima da média no Nordeste. Isso porque o El Niño não está ativo. “Para os próximos cinco anos, as condições climáticas são muito favoráveis para a incidência de chuvas para a região Nordeste, acabando com o ciclo da seca. A partir deste ano, nós entramos em outra condição. Isso porque o fenômeno El Niño, que cria uma barreira e direciona ondas de calor para o Nordeste, não está atuando. A partir de agora, para entendermos isso, nós passamos a estudar oscilação interdecadal do Oceano Pacífico, ou seja, estudar as principais fases do El Niño, La Niña e do estado Neutro. Tivemos que fazer um levantamento estatístico, utilizar vários métodos de modelos climatológicos e verificar se essa oscilação está presente”, detalha o meteorologista.

Via: Semarh.

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies