Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Chuva com raios, relâmpagos e trovões alaga ruas em Sergipe

Na madrugada desta quarta-feira (6), a chuva que atingiu diversas regiões de Sergipe deixou muitos moradores preocupados com os raios, relâmpagos e trovões registrados nas primeiras horas.

No município de São Cristóvão (SE), na Grande Aracaju, a força das águas transformou a Rua Valdir Matos, no Alto da Divineia, em uma espécie de rio. A forte correnteza exigiu empenho dos moradores e vizinhos para evitar que a água invadisse as casas. Foi preciso fazer contenções com madeiras e outros objetos.

Moradores tentaram fazer contenções para evitar que o volume de água entrasse nas casas — Foto: Erinaldo Gonzaga.

“Sem esgotamento sanitário, a água ganhou mais volume e começou a nos preocupar. Desde às 6 horas está assim. Todo mundo pegou uma vassoura para impedir que as nossas casas fossem invadidas. Foi um momento de tensão pra todos nós”, conta Erinaldo Gonzaga, completando que mesmo com o esforço da comunidade, algumas casas ficaram alagadas.

Água invadiu algumas residências em São Cristóvão (SE) — Foto: Erinaldo Gonzaga.

No Baixo São Francisco, no município de Neópolis (SE), os dois sentidos da Avenida Augusto Antunes ficaram inundados impossibilitando a passagem dos moradores. Um animal ficou ilhado no canteiro central da avenida.

Rua em Neópolis, Baixo São Francisco — Foto: Deyse Pinheiro.

O Tempo

O Centro de Meteorologia de Sergipe informou que as chuvas devem continuar moderadas e fortes nas próximas 72 horas. “Essa chuva é comum nessa época do ano e deve ocorrer novamente nos próximos dias. São chuvas de verão que apresentam características de chuvas torrenciais com rajadas de ventos e descargas elétricas, que a gente chama de trovoadas. Só pra se ter uma ideia do volume de chuva na região, somente terça choveu entre 40 e 50 milímetros”, disse o meteorologista Overland Amaral.

Segundo ele, as chuvas devem permanecer no Sertão, Baixo São Francisco e em parte do Agreste sergipano. “Elas devem se tornar mais intensas a partir da segunda quinzena deste mês”, conta.

Alerta

Defesa Civil Estadual tem alerta para as áreas de risco nos municípios de Ilha das flores e Brejo Grande onde há previsão de 50mm de chuva nessas 24 horas. Até esta quinta-feira há previsão de chuvas intensas, com trovoada, para o Baixo São Francisco se estendo para o Norte do Alto Sertão. Aracaju também está na lista de alerta.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) já havia emitido um alerta dessa chuva também para a Região Agreste com menor intensidade. Os coordenadores das Defesas Civis locais já foram alertadas. Por enquanto, não houve nenhum chamado. Qualquer necessidade excepcional ligar para o plantão da defesa civil estadual (79)98822-1374.

Aracaju

A Defesa Civil de Aracaju informou que na manhã desta quarta-feira recebeu um chamado para o Bairro Japãozinho, na Zona Norte. A informação é que uma casa estava com o telhado caindo e duas casas foram interditadas. Não houve vítimas.

As áreas que mais exigem atenção são Centro, Praça da Imprensa e Porto Dantas, onde costumam acontecer alagamentos. A Defesa Civil também pede o apoio da população para fazer o descarte de lixo corretamente, para que ele não pare dentro dos esgotos, causando alagamentos. Qualquer necessidade, as pessoas podem ligar para o número 199.

Fonte: G1 SE.

[UltraPop_page id=”2″]

COMENTE!