O pilar para ter uma boa saúde é a alimentação. Por mais que exercícios físicos sejam importantes, sem uma alimentação saudável e balanceada, fica difícil ter uma boa saúde. E um dos pontos mais importantes de uma alimentação balanceada é a importância dos legumes.

Os legumes têm nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo. Eles ajudam a prevenir diversas doenças e a manter o corpo forte e saudável. Se você não gosta muito do gosto dos legumes, existem diversas formas de consumi-los. Com criatividade e disposição, é possível criar infinitas receitas para inclui-los em sua dieta. Porém, temos que tomar cuidado para que esse preparo não acabe perdendo os nutrientes que compõem os alimentos.

Para aproveitá-los melhor e não perder os nutrientes, veja algumas dicas que separamos para você. Confira abaixo!

Higienização 

Para quem está acostumado a cozinhar, essa dica não é nova. Na verdade é algo bem simples e que quase todo mundo faz: lavar bem os legumes antes de cozinhá-los. A dica agora vai um pouco além disso. Em vez de lavar somente quando for cozinhar, crie o hábito de lavar logo que você comprar, mesmo que vá cozinhar em outro dia da semana. Isso ajuda a não guardar o alimento com possíveis sujeiras e bactérias que possam prejudicá-lo e fazê-lo perder nutrientes.

Cardápio diversificado 

Essa dica é para você não ficar sem os nutrientes porque enjoou de algo. Se você não aguenta mais comer um tipo de legume e verdura, procure na internet quais os outros têm os mesmos nutrientes. Você não precisa ser tão restritivo na sua dieta. É melhor variar um pouco e continuar ingerindo os nutrientes necessários do que cortar de vez algo por que o gosto já não te agrada mais.

Congelar 

Se você comprou o legume o lavou logo que chegou em casa, você pode guardá-lo na geladeira ou no freezer. Se você não for consumir rápido, prefira congelar. Assim evita que os nutrientes sejam perdidos por deixar um tempo na geladeira mais do que o legume aguenta. Só tome um cuidado: uma vez congelado e depois descongelado, não congele ele novamente. Para não perder os nutrientes, prefira congelar e descongelar apenas uma vez.

Modo de preparo 

De todas as formas de preparar um legume, o cozimento a vapor é a que menos perde nutrientes. No cozimento a vapor, as vitaminas são preservadas e as fibras não são muito danificadas, o que até deixa o legume com um aspecto mais crocante. Depois de cozido, use a sua criatividade para novos pratos e tenha um bom apetite!

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

FONTEPOR EQUIPE HORÓSCOPO VIRTUAL
COMPARTILHAR