fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Como ser um bom líder em tempos de home office

Confira as principais dicas para se manter um bom líder de equipe em tempos de home office e não comprometer o rendimento dos seus colaboradores.

Por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas empresas declararam regime de home office até que haja uma melhora da situação. Diante da obrigatoriedade de distanciamento social essa foi a solução encontrada para dar continuidade ao trabalho sem causar muitos danos e evitar a disseminação ainda maior da doença.

Com a modalidade de trabalho a distância instaurada por várias empresas, há quase 5 meses, muitos novos desafios surgiram. Algumas das dificuldades encontradas como, manter a retenção de talentos e como ser um bom líder, necessitam de respostas rápidas e efetivas.

Assim, é esperado que um bom líder saiba lidar com momentos de crise, tal como esse que estamos vivendo. Mas, como adaptar a liderança para tempos de home office? Apesar de parecer uma tarefa impossível, não é.

Confira a seguir algumas dicas de como manter uma boa liderança mesmo durante a pandemia e mantenha os seus funcionários motivados e produtivos.

Mantenha a equipe comprometida

Um bom líder é capaz de demonstrar confiança em seus colaboradores e não fica cobrando os seus subordinados para que todas as tarefas sejam realizadas dentro do prazo.

Assim, checar de maneira exaustiva e rotineira se um membro da sua equipe está realmente trabalhando via home office e se os objetivos estão sendo cumpridos com qualidade, pode gerar resultados negativos.

Em momentos como esse, é importante tentar manter a normalidade e compreender que são tempos conturbados para todos. É necessário saber o momento certo para abordar cada um e checar o comprometimento com as metas. O uso de checklists é uma ótima ferramenta de controle e deve ser usada.

Saiba distribuir tarefas

Como não é possível conhecer detalhadamente a rotina de cada um, é bem provável que muitos colaboradores estejam trabalhando em horários alternativos. Esse tipo de atitude não deve ser visto como algo negativo.

Muitos profissionais estão iniciando o trabalho mais cedo ou mais tarde para se adaptarem à sua própria rotina da pandemia e, para que isso não atrapalhe no rendimento, é altamente recomendável que você como líder determine as entregas por ordem de importância.

Dessa forma, é possível substituir a entrega que antes era feita em um horário específico pela sua importância. Essa simples mudança é capaz de melhorar os resultados, visto que os membros da equipe irão realizar a tarefa quando estiverem motivados.

Incentive a produtividade de forma positiva

É impossível saber como seus colaboradores vão responder ao ambiente de home office. Para uns pode ser incentivador ao mesmo tempo que para outros pode ser o momento propício para procrastinação.

Uma boa maneira para equilibrar o comportamento da equipe é através de um alinhamento estratégico, destacando as responsabilidades e liberdades que esse modelo de trabalho proporciona.

Assim, você deve usar e abusar de diversos métodos para incentivar a produtividade, tais como:

  • Ténica pomodoro;
  • Terminar uma tarefa de cada vez;
  • Organizar previamente a rotina e anotar as tarefas do dia;
  • Manter hábitos saudáveis no dia a dia,
  • Separar um ambiente da casa para trabalhar.

Diferenciar o pessoal do profissional

No regime de home office que muitas empresas estão enfrentando atualmente saber diferenciar a vida pessoal e profissional pode ser um desafio, visto que as duas acabam ocupando o mesmo espaço físico: a casa de cada um.

Dessa forma, o líder da equipe deve estar ciente que todos os seus colaboradores estão desempenhando mais de uma tarefa durante o período de isolamento, além de trabalhar à distância.

Lidar com o ambiente familiar durante o período de home office é uma tarefa extremamente complicada, ainda mais quando imaginamos o cenário atual, onde a família inteira está dentro de casa.

Assim, um bom gestor deve estar preparado para a possibilidade de que algum colaborador apresente certas dificuldades durante o percurso. Por isso, é importante que você, líder, ajude os membros da sua equipe a separar um ambiente da casa exclusivamente para cumprir a jornada de trabalho.

Dessa forma, é possível diminuir a probabilidade de interrupções e distrações durante o período de trabalho.

Apesar de ser um momento novo e desafiador para todo mundo, um bom líder deve estar preparado para se adaptar a qualquer cenário e motivar a sua equipe para continuar realizando um ótimo trabalho.

 

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies