Na madrugada do último domingo, 6, o Corpo de Bombeiros (CBMSE) foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções que atingiu um galpão de materiais recicláveis localizado na Avenida Central, no bairro Olaria, Zona Oeste da Capital.
A primeira equipe a chegar ao local da ocorrência constatou a gravidade da situação iniciando os trabalhos e solicitando apoio de outras guarnições. A intensidade das chamas provocou o desabamento de uma das paredes laterais do estabelecimento. O combate ao incêndio contou com o apoio de cinco viaturas de combate a incêndio e uma ambulância. O efetivo empregado na ocorrência foi de cerca de 25 bombeiros.
De acordo com o tenente BM José Marcos, que comandou as guarnições no local, as equipes levaram aproximadamente 4 horas para extinguir as chamas e a partir daí iniciou-se o trabalho de rescaldo. “A grande quantidade e variedade de material armazenado no local foi a maior dificuldade enfrentada pelos bombeiros nessa ocorrência. Existia muito papel, plástico, latas de tinta e tonéis vazios, além de maquinário utilizado na atividade de reciclagem”, explicou.
O tenente explicou também como foram realizados os trabalhos durante a ocorrência. “Foram necessários vários reabastecimentos das viaturas e até o início da manhã do domingo, quando passamos a ocorrência para a guarnição seguinte para finalizar o trabalho de rescaldo, nós já tínhamos utilizado aproximadamente 80 mil litros de água, além de cerca de 150 litros de líquido gerador de espuma (LGE), mas felizmente conseguimos extinguir as chamas e evitar que o incêndio se propagasse para as empresas vizinhas”, concluiu.
Segunda ocorrência
Ainda no domingo, por volta das 16h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em uma residência localizada no bairro Suíssa, na capital.
Dentro da residência estavam dois idosos, um cadeirante e uma mulher com obesidade mórbida que se encontrava acamada. Quando a guarnição dos bombeiros chegou ao local, o cadeirante havia sido socorrido por vizinhos e somente a mulher que, devido à dificuldade de locomoção, ainda estava dentro da casa.
Para combater o incêndio foram utilizadas duas linhas de mangueira, uma pela parte de dentro da residência e outra pela janela do quarto em que a senhora acamada estava. Devido à grande quantidade de fumaça houve dificuldade no resgate, mas os bombeiros conseguiram tirá-la da casa em segurança. A vítima foi encaminhada a um hospital por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).