Blogs

Descubra agora: trabalhar ouvindo música auxilia na concentração?

Já faz alguns anos que as formas de trabalhar se modificaram bastante, principalmente nos escritórios onde o dia a dia pode ser maçante e entediante. Empresas de sucesso, como a Google e o Facebook, já implementaram outras rotinas de trabalho, além de flexibilizar algumas atitudes dos funcionários, visando a melhora no bem-estar e no ambiente de trabalho.

Essa onda de diversificação das empresas vem ocorrendo justamente para incentivar a produtividade dos colaboradores, que vêm respondendo de maneira positiva aos melhores benefícios oferecidos. Assim, muitas pessoas passaram a modificar a sua rotina profissional e incluir outras atividades para melhorar os resultados e o humor.

Assim, certamente, se você entrar em um escritório hoje, irá encontrar ao menos uma pessoa com fone de ouvido na frente do computador.

Diferente do que significava há algum tempo atrás, esse não é mais um sinal de alguém sem postura ou desrespeitoso no ambiente de trabalho, sendo inclusive uma forma que muita gente encontra de se concentrar mais nos afazeres profissionais.

Benefícios de trabalhar ouvindo música

Algumas pessoas hoje em dia ainda relacionam ouvir música durante o trabalho a uma postura desleixada mas, com o tempo e o avanço de certas práticas, esse pensamento vem sendo modificado.

Isso porque o número de adeptos dessa forma de trabalho cresce cada dia mais, visto que o ganho na produtividade é notável, além da melhora na concentração e até mesmo no humor da pessoa.

Quem trabalha ouvindo música afirma ter maior poder de concentração e, consequentemente, maior ganho de produtividade. Segundo especialistas da Academia Brasileira de Neurologia, os benefícios de manter esse hábito já foram atestados.

A música funciona como uma “pílula de bom humor”, a qual o cérebro entende como uma recompensa que, por sua vez, ativa a sensação de prazer.

O sentimento é parecido com comer chocolate e o efeito a partir daí ocorre em cascata: quanto mais música você ouve, mais o seu humor melhora, mais atento você fica e, consequentemente, mais competente e produtivo você se torna.

Sincronia entre música e trabalho

Apesar dos efeitos positivos de se escutar um bom som enquanto se trabalha já serem amplamente comprovados através de diversos estudos ao redor do mundo, é necessário sincronizar a música com a tarefa realizada.

Especialistas afirmam que é benéfico para a produtividade escutar uma música que seja compatível com a atividade que está sendo realizada.

Da mesma forma que você gosta de escutar um som mais animado quando vai praticar exercícios físicos, o que você vai ouvir ao trabalhar depende da tarefa a ser realizada.

Escolha da trilha sonora ideal

Ainda que seja uma das melhores ferramentas para concentrar e melhorar a produtividade no ambiente de trabalho, a escolha da playlist perfeita não existe. Cada pessoa possui as suas próprias preferências e essa determinação deve ser individual e de acordo com o perfil de cada um.

Apesar de ser uma escolha que varia de pessoa para pessoa, segundo especialistas, as composições instrumentais são as mais indicadas para o ambiente de trabalho, visto que não competem com a atenção necessária para outras tarefas.

Quando escolhemos escutar uma música composta por letras e refrão, nosso cérebro automaticamente volta uma parte da atenção para pensar na letra.

Enquanto na música instrumental o que ocorre é o oposto, onde o eixo melódico e harmônico diminui a quantidade de recursos neurológicos utilizados.

Maior privacidade

Em diversos estudos e pesquisas realizados, os resultados demonstraram que os entrevistados afirmaram que usar fones de ouvido era a maneira mais confortável de escutar a própria música sem incomodar as pessoas ao redor.

Além disso, também é uma forma eficaz de se desconectar dos barulhos do ambiente do escritório, por exemplo, que por muitas vezes podem ser distratores. Dessa forma, o barulho do ar condicionado ou a conversa paralela dos colegas ao redor parece não incomodar da mesma forma quando você está ouvindo a sua música.

Quando escutamos música no ambiente de trabalho de maneira programada e regular, o som se torna um estímulo positivo, que consegue fazer frente a outros barulhos externos que acabam por desviar a nossa atenção.

Decisão individual

Dessa forma é possível perceber que escutar música durante o trabalho traz efeitos positivos para a concentração e produtividade durante a rotina diária, auxiliando a minimizar os efeitos negativos de barulhos externos que podem comprometer a qualidade do trabalho.

Entretanto, é sempre interessante lembrar que a trilha sonora escolhida influencia diretamente na qualidade dessa concentração e, logo, do seu trabalho.

O ideal é escolher músicas instrumentais, mas lembrando que essa é uma decisão individual e cada pessoa deve escolher qual o melhor som para ouvir durante o expediente, de acordo com aquilo que ela se sinta melhor, mais humorada e mais produtiva.

Você pode gostar

Comments are closed.