O que é empregabilidade? Você sabe o que significa caro leitor? Empregabilidade é a capacidade que uma pessoa tem de conseguir e se manter em um emprego.

Esse é um assunto muito importante, um bom profissional que quer se manter ativo no mercado deve cuidar muito bem da sua empregabilidade.

Nesse post iremos iniciar uma conversa sobre esse tema, a principio irei abordar sobre a base da empregabilidade, ou seja, o que é preciso que você faça para que  consiga conquistar uma carreira de sucesso.

Visto que o mercado de trabalho vem sofrendo mudanças, se faz necessário diante dessa situação que o profissional  use sua adaptabilidade para que consiga se manter ativo com seu emprego ou para que consiga uma nova oportunidade.

Atenção! Saiba que conquistar e manter-se no território profissional requer muito “jogo de cintura”, a base da empregabilidade envolve competências que as empresas esperam dos seus colaboradores:

Atenção as competências

1º – Agregar valor e contribuir na empresa: A contribuição do colaborador deve ser valiosa e relevante para a empresa, espera-se que um bom colaborador agregue valor a empresa e ao seu cliente.

2º – Ser responsável: Assumir responsabilidade com a organização. O bom funcionário não é aquele que aponta os erros, mas aquele que traz a solução para os problemas.

3º – Ser Leal: A empresa precisa confiar em você para mantê-lo ativo em seu quadro de funcionários. Isso não significa apenas que você deve “vestir a camisa” da empresa, mas também trazer contribuições efetivas.

4º – Ter Iniciativa Pessoal: Seja proativo – o funcionário que vai e faz acontecer. Não espere, tenha a iniciativa de resolver ou melhorar certos aspectos do seu trabalho. Esse tipo de pessoa é o qual as empresas esperam manter como seus colaboradores.

Essas 4 características listadas acima são a base para conseguir uma alta empregabilidade e ter uma carreira de sucesso.

Nossa conversa sobre esse importante tema não se encerra por aqui. No próximo post, vamos abordar a parte 2 desse texto com o tema “Como Melhorar a Empregabilidade.”

Confira outros artigos do Blog Empregos & Carreiras

 

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR

Graduado em Recursos Humanos. Atualmente é Analista e Colunista na Área de Recursos Humanos.