O curso tecnológico, é um curso de nível superior de menor duração. Esses cursos visam uma formação acadêmica mais rápida e prática em áreas de maior necessidade de profissionais no mercado de trabalho. Esses cursos duram em média 2–3 anos e sua grade foca prioritariamente na parte técnica. São oferecidos nas modalidades: presencial, semipresencial e na Educação á distância (EAD).

Será que vale a pena fazer?

Diferentemente de um curso técnico, que pode ser feito durante o ensino médio; para estudar um curso tecnológico, é necessário ter concluído o ensino médio.  Ao concluir a graduação num curso do eixo tecnológico, espera-se que o graduado tenha a capacidade técnica para execução do trabalho na sua área de formação.

A grande vantagem de um curso tecnológico para um técnico é que por ser uma graduação de nível superior, a mesma habilita o tecnólogo a continuar seus estudos podendo cursar uma pós-graduação como um MBA, Mestrado ou até mesmo um doutorado! Ou seja, o tecnólogo tem a chance de continuar seus estudos acadêmicos depois da sua graduação de 2 anos. Além disso, um tecnólogo, pode participar de concursos públicos de nível superior.   E concorrer a essas vagas. Logo, o curso tecnológico é uma grande oportunidade para quem quer um ensino com uma abordagem mais prática e que não tem tempo a perder!

Mas não se engane, apesar de ser mais rápido esse curso é uma graduação acadêmica e como tal, precisa de tempo e dedicação! Engana-se quem pensa que por ser de menor duração é mais fácil. Ao contrário, por conta desse detalhe é que o curso exige mais do acadêmico, pois necessita de uma maior dedicação para acompanhar a grade curricular.

Assim, o curso tecnológico vale muito a pena! Em especial para quem quer entrar logo no mercado de trabalho ou talvez voltar o mais rápido possível ao mercado de trabalho. Como qualquer outra modalidade de curso, é necessário ter dedicação e esforço. Assim, você ser destacará e se tornará um excepcional tecnólogo.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu comentário abaixo

Comentários