Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Entenda como o dia 11 de Maio, passou a ser considerado o Dia Nacional do Reggae

No ano de 2012, foi sancionada a lei  para homenagear ‘o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley’, que é o reggae music. O Dia Nacional do Reggae é comemorado em todo o país no dia de hoje.

O texto distribuído pelo Palácio do Planalto diz que na data de 11 de maio “se homenageará o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley”.  Mais que uma decisão presidencial, a homenagem tem caráter cultural.

A data escolhida –11 de maio– é o dia em que o cantor Bob Marley morreu. O Ministério da Cultura informou que o projeto de lei é de 2008 (3.260/2008). Durante todo o mês de Maio, no Brasil inteiro, é realizado eventos em homenagem ao rei do reggae.

O Projeto de Lei é de autoria do (na época) deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). No texto do projeto, Rollemberg justifica que “é relevante mencionar a absorção de outros ritmos musicais estrangeiros que, sem dúvida, ‘caíram’ no gosto do brasileiro”.

Devemos lembrar de Robert Nesta Marley pelas lutas que foram vencidas em prol do povo negro, contra guerras e gangues e de todas as famílias pobres que ele acolheu na África. Não devemos lembrar de Robert Nesta Marley apenas por Ele ter usado a Cannabis “Maconha”, para se tratar de um Câncer que foi o responsável pela sua partida deste mundo. A Religião Rastafari sempre fez o uso da Erva para fins Religiosos, em meditação. Devemos antes de julgar qualquer pessoa saber da sua história e de seus gestos.

O Preconceito seja ele qual for é uma opinião absurda sem o devido conhecimento dos seus acontecimentos e de sua história.

Em Sergipe:

No estado de Sergipe, ainda há pouco incentivo para as bandas de reggae, que em sua maioria existem por conta do amor a música e na somatória da parceria entre as bandas nos eventos que na maioria das vezes acontecem por iniciativa dos próprios artistas e em alguns casos isolados, produtores produtores realizam eventos de porte médio com até atrações internacionais.

Bandas como Reação, Ato Libertário, Sertão Roots, Sisal Roots, Lu Lion, Manifestação, Kararoots, Sossego em Jah, entre outras bandas, levantam a bandeira do reggae  e seguem vivas levando alegria há um público específico e especial, espalhado nos 4 cantos do estado.

No Alto Sertão Sergipano:

No interior do estado, uma banda de Monte Alegre de Sergipe, representa em especial a disseminação da cultura reggae. Estamos falando da Banda Sertão Roots; a 1ª Banda de Reggae do Alto Sertão que possui músicos das cidades como Glória, Monte Alegre e Poço Redondo e fazem um excelente trabalho na área musical.

Essa banda obteve bastante destaque dentro e fora do Estado de Sergipe, participando  do 5º Festival Aperipê de Música, onde ficou em 2º lugar na Categoria Voto Popular.

Pouco tempo depois, também selecionada para participar do 1º Festival de Reggae de Itaúnas no ano de 2014, no Estado do Espírito Santo, dividindo palco com bandas de nome nacional como Mato Seco.

Atualmente a banda concentra-se na finalização do 1º cd oficial no Studio Blues em Nossa Senhora da Glória. Atualmente a formação da Banda está com Babau Blues (Tecladista), Allan Wingren ( violão), Dio Machado ( Baixo), Fabinho Pantera (Guitarra solo), Nabi Habichadid ( vocal), Calisto Soares (Voz).

Redação/ Portal Sou de Sergipe

COMENTE!