fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Estudantes e docentes se preparam para Semana Territorial de Ciência e Tecnologia do Alto Sertão Sergipano 2020/21

 

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do curso de bacharelado em Agroindústria e em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IF Baiano) e territórios do Nordeste, estão na organização de um dos maiores eventos em termos de ciência no país. Trata-se da Maratona Territórios do Brasil, evento que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) e cuja realização este ano será de forma inteiramente virtual sob a organização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Criada com a proposta de popularizar a ciência e a tecnologia frente à população e atuando em todos os níveis educacionais (básico, fundamental, médio e superior), além de setores produtivos (agricultura, indústria, comércio etc), a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia do Alto Sertão Sergipano (STCT) se destaca há dois anos com atividades que permeiam o presente e o futuro da atuação de milhares de estudantes da região. Na edição deste ano, cuja data de realização será apresentada nas próximas semanas, a temática apresentada carrega o tema “Inteligência Artificial: Nova Fronteira da Ciência Brasileira” e promete debater o quadro promissor que essa inovação tem proposto nas relações sociais e de trabalho.

O coordenador da edição 2020/21, professor Danilo Souza (UFS – Campus Sertão), ressalta a necessidade de momentos como este, em que a ciência é transmitida da comunidade acadêmica para a sociedade, de uma maneira geral. “Essa proposta de popularização da ciência é muito importante, visto que nós do meio acadêmico temos uma grande dificuldade de conversar, dialogar e comunicar à sociedade dos resultados que vem sendo produzidos na universidade. Eventos como esse nos dão a oportunidade de levar resultados de forma simples e entendível para a comunidade”, completa.

De acordo com o professor do IF Baiano – Campus Guanambi e coordenador da SNCT, Lucas Landim, esta será uma oportunidade de incitar a criatividade e provocar reflexões nas comunidades envolvidas. “Vejo com entusiasmo a participação de instituições dos outros territórios do Norte e Nordeste e sendo destaques como produtores de pesquisas, o que pode revelar múltiplas possibilidades de ganhos econômicos e sociais para tais regiões”, destaca.

Para o professor e coordenador do curso de bacharelado em Agroindústria do Campus Sertão – UFS, Maycon Reis, este será mais um momento de congregação entre instituições e territórios de Sergipe em Bahia, cuja parceria se iniciou em 2018 através dos grupos de pesquisa do IF Baiano e a UFS.

“É de fundamental importância a consolidação de um evento de comunicação e popularização como esse, capaz de integrar o Território do Alto Sertão Sergipano, através das ações da Universidade Federal de Sergipe/Campus do Sertão com outros territórios e Biomas brasileiros, por meio de contextos que refletem a história, a cultura, os Biomas e inteligência artificial, a identidade e a nossa evolução científica e tecnológica. Contextos estes, que não podem ser esquecidos, mas sim divulgados por meio de atividades de popularização como a SNCT através da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia – STCT do Alto Sertão Sergipano”, conclui Professor Maycon.

Segundo o professor Ivan Pereira do IF Baiano – Campus Uruçuca, a migração para ações online durante a pandemia permitiu envolver mais participantes. “Conseguimos congregar Territórios, pessoas, instituições e empresas de forma remota e mais eficiente. As ações estão tendo mais público no formato online, aumentamos o número de escolas, chegamos em mais municípios e envolvemos mais Territórios”, conclui Pereira.

Até o momento a organização já envolveu 53 municípios do Nordeste, incluindo o apoio dos territórios Litoral Sul Baiano, Sertão Produtivo e Alto Sertão Sergipano. A STCT está aberta para adesões de mais instituições, territórios, apoiadores e patrocinadores. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

 

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies