A reunião de implementação de Politicas públicas relacionadas a desertificação, aconteceu nos dias 03 e 04 em Teresina no Piaui. O encontro é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), através do Departamento do Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí.

Participaram autoridades nacionais e representantes de órgãos de mais de 100 municípios brasileiros que atuam no combate à desertificação.

O destaque se deu com a participação da Prefeita Nena de Monte Alegre, do Prefeito de Poço Redondo, Junior Chagas e do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas.

O objetivo do evento foi identificar estratégias para um plano de ação de combate à desertificação no Nordeste brasileiro e discutir a futura estratégia decenal (2018-2030) para implementação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), com ênfase na participação do Brasil na 13ª Conferência das Partes, em Ordos, na China, em setembro de 2017.

Na ocasião, ocorreu intenso debate sobre a Lei 13.153, de 30 de julho de 2015, que institui a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca e seus instrumentos.

Os crescentes problemas ligados a desertificação, tem ganhado proporções grandes principalmente no Estado de Sergipe, onde alguns municípios do Alto Sertão estão incluídos no MAPA DA DESERTIFICAÇÃO onde prática destrutiva da ação humana tem adiantado bastante esse processo.

A prefeita Nena afirmou que tratará essa questão com carinho, pois é um problema que afeta diretamente a vida das pessoas e ações educativas, principalmente nas escolas devem ser implantadas, envolvendo principalmente a comunidade e alunos.

Segundo o secretário Olivier Chagas, o encontro tem sido muito proveitoso. “O Estado de Sergipe já fez um adiantamento neste sentido, porque nós já temos um projeto de lei que está em tramitação na Casa Civil, que institui a nossa lei de política estadual de combate à desertificação. É um trabalho da Semarh, em breve teremos a nossa lei estadual”, garantiu.

A reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil terminou  sexta, dia (04) com apresentação dos resultados e deliberações finais das atividades desenvolvidas pelos participantes durante o encontro.

Izaque Vieira / Redação Portal Sou De Sergipe

 

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR