Consagrada como uma das maiores festas da pecuária leiteira de Sergipe, a 9ª Festa Amigos do Leite acontece de 19 a 21 de julho no povoado de Santa Rosa do Ermírio no Parque dos Cajueiros, no município de Poço Redondo. A expectativa é que mais de 25 mil pessoas participem da festa.
O povoado de Santa Rosa do Ermírio sedia o evento por ser conhecido como a ‘terra do leite’ sendo responsável por boa parte da produção da bacia leiteira do Estado. A festa é uma iniciativa dos próprios produtores da região com o apoio dada Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese).
O presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral, enfatiza que a festa ‘Amigos do leite’ é um dos maiores eventos de Sergipe, além do município de Poço Redondo ter um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Estado por ser uma grande bacia leiteira.
“Já é um evento que faz parte do calendário anual dos grandes eventos agropecuários do Estado. O povoado Santa Rosa Ermírio tem uma importância fundamental para a cadeia produtiva do leite com a produção de 60 mil litros de leite por dia. A FAESE vem acompanhando esta grande festa desde a sua primeira edição por sua importância cultural e impacto econômico”, afirmou Ivan.
Programação
A programação inclui o Torneio leiteiro de caprinos e bovinos, Concurso da rainha do leite, Passeata dos tratores, Clube da bezerra e a Feira da Agricultura Familiar. Um dos eventos mais esperado da programação é o Leilão Genética Amigos do Leite, que colocará à venda 30 lotes de vacas de alta lactação.
Também acontecerá a Exposição Ranqueada da raça com reconhecimento da maior associação de gado leiteiro do Brasil- Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Cerca de 150 animais participarão da exposição.
Segundo o organizador do evento, Odair José de Oliveira, é um evento que impulsiona a economia local com a exposição de animais para venda.
“A festa proporciona o crescimento de microempresas e agroindústria voltadas para o setor. Promove a interação entre os agricultores e produtores do Alto Sertão através da troca de conhecimento na área de bovinocultura e caprinocultura, produção de queijo derivada de tecnologias para o campo e negociação de animais. Aumenta em 25% o número de negócios firmados na exposição a cada ano”, destaca Odair.
Ainda segundo Odair José de Oliveira, a produção diária de leite no município de Poço Redondo é de mais de 130 mil litros por dia e o povoado de Santa Rosa é onde se produz mais leite por metro quadrado em Sergipe.
Fonte: Sistema Faese/Senar.
Comente sobre esse post