É inevitável reconhecermos que estamos passando por um momento instável na economia, segundo dados do IBGE o primeiro trimestre de 2017 fechou com uma taxa 13,5% de desempregados no Brasil. Tão inevitável quanto saber que estamos passando por um momento complicado, é termos a total convicção que podemos mudar a situação por meio do planejamento e de  trabalho.

Seguem algumas dicas para que atualmente está fazendo parte do contingente de desempregados do nosso país. Esperamos que as dicas ajudem a conseguir se organizar na busca de um novo emprego.

1º Não se desespere!

Não é fácil ser demitido, principalmente quando você sabe que  você  não foi o “culpado”, mas manter  a calma nesse momento  é muito importante pois dessa forma você terá condições de pensar em o que vai fazer a partir desse momento.

2º Descanse!

Claro que isso não significa que você vai  ficar “curtindo” o seu seguro desemprego sem fazer nada para voltar ao mercado.  Use esse período para você descansar fisicamente e mentalmente, talvez seja de bom grado que você  fique  um pouco mais com seus filhos ou converse mais com o seu cônjuge. Isso poderá te ajudar a seguir um novo caminho ou motiva-lo para continuar na busca.

3º Comunique aos seus conhecidos.

Converse com seus amigos e familiares, e os comunique que você se encontra atualmente  desempregado. Isso pode ajuda-lo a  ser indicado por algum deles para um novo trabalho, ou que eles te comuniquem quando souberem de alguma nova vaga disponível.

4º Estude!

Tire um pouco do seu tempo agora, para estudar! Faça cursos profissionalizantes, esses podem ajuda-lo a atualizar seus conhecimentos na área em que trabalhava anteriormente ou até mesmo ajudem a  aprender uma nova área de trabalho que também poderá abrir as portas para uma  nova oportunidade.

5º Persista!

Nunca desista dos seus objetivos! Nunca deixe de enfrentar um novo desafio profissional. Nada é impossível, mas é necessário persistência. Provavelmente se você seguir os conselhos dessa matéria, logo em breve você irá conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

“Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam. (Henry Ford)”

Link da matéria com dados do IBGE

LEIA TAMBÉM

• O que você precisa saber sobre empregabilidade – Parte 2

• Uma forma RÁPIDA E GENIAL de conseguir o EMPREGO DOS SEUS SONHOS

• Como conquistar o Seu 1º Emprego

• Acelerador de Emprego: O Guia Prático para Conquistar seu Emprego HOJE! Você Nasceu para Ser Escolhido?

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR
Graduado em Recursos Humanos. Atualmente é Analista e Colunista na Área de Recursos Humanos.