fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Georgeo volta a pedir aprovação de PL que suspende apreensão de veículos por atraso no IPVA

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) usou o pequeno expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 22, para falar sobre a ação civil pública de autoria da seccional Sergipe da OAB que pretende suspender a apreensão de veículos por débitos no IPVA.

A entidade acatou provocação do deputado Georgeo sobre a inconstitucionalidade do artigo 22 da Lei Estadual nº 7.655/2013, que estabelecem a obrigatoriedade do pagamento conjunto do licenciamento e do IPVA, sob pena de apreensão do veículo automotor.

O parlamentar lembrou que não é contra a cobrança do imposto, contudo, o Estado deve fazê-la conforme prega a Constituição. “A legislação  diz que em não havendo o pagamento do imposto que se ocorra o processo administrativo fiscal. Se tem a norma que regulamente está cobrança o Governo tem que seguir”, comentou.

O parlamentar disse em seu discurso que espera que o Judiciário julgue a ação civil pública o quanto antes e que espera que o pleito tenha êxito, uma vez que que a prática de apreensão do veículo feita pelo Governo do Estado, por falta de pagamento do imposto é ilegal e que ele deve ser cobrado separado do licenciamento.

“O cidadão não pode ter o seu carro apreendido porque o IPVA está atrasado. Além disso, ele tem o direito de pagar o imposto separado das taxas de licenciamento. Sabemos que infelizmente não é isso que acontece e que o Governo faz a apreensão de veículos que estão com o imposto atrasado em confronto com as recentes decisões da Justiça”, afirmou Georgeo.

O deputado, inclusive, é autor de um Projeto de Lei que impede as repreensões dos veículos por este motivo. Ao final da sua fala, o parlamentar pediu apoio da Casa para aprovação do projeto. “Conto com o apoio de todos para que a Lei seja cumprida e os cidadãos respeitados”, finalizou.

Via ascom

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies