As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2017 estão abertas, com prazo até o dia 19 de maio. O procedimento é totalmente on-line e deve ser feita através do site do Enem. A taxa de inscrição será de r$ 82 reais, 14 reais a mais que o ano passado. O pagamento deve ser feito até o dia 24 do mesmo mês.

Isenção

Estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017, os participantes de baixa renda que compõem o Cadúnico e os que se enquadram na lei 12.799/2013 – que isenta do pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, r$ 1.405,50. O Inep informa que vai analisar todas as solicitações de isenção. No Caso de que o candidato não se encaixa, pode gerar a fatura e pagar a taxa para participar do Enem. Se a informação fornecida é falsa, e se verifica a concessão indevida de isenção, o participante será excluído do exame e terá que ressarcir a taxa.

No Caso de um estudante isento da taxa de não comparecimento ao exame, somente poderá utilizar o benefício no ano seguinte, em caso de que se comprove a ausência por meio de documento oficial ou do certificado médico.

Candidatos com deficiência

Os candidatos com deficiência física, visual e auditiva, ou déficit de atenção, dislexia, discalculia, entre outros, podem solicitar tempo adicional de prova, com apresentação de relatório médico no momento da inscrição. O resultado estará disponível na página do participante, após a análise. As mulheres grávidas e as pessoas mais velhas também podem solicitar uma atenção especial. Pela primeira vez, os participantes surdos terão acesso aos vídeos das perguntas traduzidas em libras e orientações necessárias para a realização da prova.

Mudanças no Enem

O exame passará a ser aplicado em dois domingos consecutivos (em 2017, as provas serão no dia 5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será modificada: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5: 30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração. A mudança do exame para o domingo normaliza a prova para os sabatistas, que tradicionalmente tinham que esperar até as 19h do sábado para iniciar a prova.

O exame não servirá mais para certificar a secundária, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

LEIA MAIS – Saiba qual o Método para chegar à NOTA 1000 na Redação do ENEM!

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR

Músico,Jornalista DRT 0002304/SE, Repórter do Programa Voz da Cidadania e apresentador do Programa Expressão Livre.