fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Janeiro Roxo: Dr. Samuel fala sobre a importância da conscientização

O mês de janeiro é dedicado à conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa crônica. E, por isso, o deputado Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) utilizou suas redes sociais para chamar atenção da sociedade sobre a doença. De acordo com o deputado, são 30 mil novos casos da doença por ano no Brasil, que é o país com o segundo maior número de casos, perdendo apenas para a Índia, por isso a importância d a campanha.

 

Para Dr. Samuel, muito precisa ser feito para dar visibilidade a campanha, pois a conscientização contribui para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. “Muitas pessoas não sabem o que é hanseníase. A doença também conhecida como Lepra, é uma infecção bacteriana, que pode levar a deformidades físicas. Vejo a necessidade da realização de atividades de educação em saúde com divulgação dos sinais e sintomas da doença por todos os meios de comunicação disponíveis, com o objetivo de esclarecer a população em todas as faixas etárias para o reconhecimento da hanseníase”, afirmou.

 

A campanha de Janeiro Roxo de 2021 tem como slogan: A hanseníase é negligenciada, mas a saúde não! De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), a partir de dados do Ministério da Saúde, entres as regiões onde a doença é mais frequente está o Nordeste. Dr. Samuel Carvalho ressaltou que é preciso falar sobre o tratamento para essas pessoas. “Hoje existe um tratamento para a lepra que é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto mais cedo for o tratamento, é possível evitar complicações e até mesmo transmitir a doença para os familiares. Precisamos levar essas informações para as pessoas, seja através das redes sociais, seja de boca a boca ou até mesmo colocando o laço roxo para chamar atenção”, frisou.

 

PROJETO DE LEI

 

Dr. Samuel Carvalho afirmou que irá apresentar na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um Projeto de Lei (PL) instituindo o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate a hanseníase. “Estou juntamente com a minha equipe técnica montando um PL para apresentar na Alese para que Sergipe também realize essa campanha muito importante para a saúde, como já é feita em outros estados”, finalizou

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação