Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Justiça suspende processo de hibernação da FAFEN

O juiz federal Ronivon de Aragão mandou suspender o processo de hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN), no município de Laranjeiras (SE). A Petrobras tem um prazo de 30 dias para a suspensão.

O pedido foi da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e na terça-feira (16) a Justiça Federal de 1ª Instância da 5ª Região deferiu a solicitação. A decisão saiu ontem.

O fechamento da fábrica em Sergipe e na Bahia foi anunciado em março do ano passado. O motivo, segundo a Petrobras, foi a perda com a produção de fertilizantes. Em 2017 a estatal disse que perda chegou a 600 milhões de reais.

A FAFEN em Sergipe entrou em operação em outubro de 1982 e o anúncio do fechamento da fábrica provocou uma série de protestos. Cerca de 1.500 s postos de trabalho direto podem acabar, e mais 5 mil empregos indiretos.

O fim das atividades, mesmo com o anúncio do processo de arrendamento e a possibilidade de transferência da operação da fábrica, no futuro, ainda preocupa, por causa do grande impacto na economia.

G1 Sergipe

COMENTE!