Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Lista de aprovados em universidades públicas é liberada para consulta

Após prorrogar por dois dias o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) afirmou que divulgará ainda hoje as listas de aprovados em primeira chamada nas 129 instituições públicas de ensino superior participantes.

Os candidatos devem procurar o site sisu.mec.gov.br para saber se conseguiram classificação em alguma de suas duas opções de curso. As matrículas acontecerão de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, e os selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula.

Na edição deste ano, o Sisu apresenta uma mudança importante: o candidato que for selecionado na chamada regular, seja para sua primeira ou para sua segunda opção, não poderá mais participar da lista de espera.

Apenas aqueles que não passarem em nenhuma de suas escolhas poderão se candidatar à rechamada, de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. Os resultados das listas de espera serão divulgados a partir de 7 de fevereiro, e quem estiver inscrito em uma delas deve procurar a instituição a que se candidatou para saber se foi selecionado.

A mudança na regra da lista de espera tem como objetivo reduzir o número de desistências e de vagas ociosas — candidatos que eram selecionados para sua segunda opção inscreviam-se em lista de espera da primeira opção e, se passassem, abriam mão da vaga anterior.

Prouni e Fies

Quem quiser concorrer a bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares deve ficar atento às inscrições no Programa Universidade Para Todos (Prouni), que estarão abertas de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) aceitará inscrições de 7 a 14 de fevereiro.

A primeira chamada do Prouni será divulgada no dia 6 de fevereiro e, a partir deste dia, o candidato deve ir à instituição onde foi aprovado para realizar trâmites da matrícula. O prazo para fazer o procedimento termina no dia 14.

No caso do Fies, o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 25 de fevereiro. Os estudantes selecionados deverão concluir a inscrição entre os dias 28 de fevereiro e 11 de março.

Fonte: O Globo.

COMENTE!