(Foto: Reprodução/Facebook)

O Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) cassou, nesta quarta (28), a candidatura de Maria Valmira Silva de Oliveira, a Dona Bill (PR), que tentava a reeleição como vice-prefeita de Aracoiaba, à 73 km de Fortaleza. A decisão, que também atinge seu companheiro de chapa, o prefeito Antônio Cláudio (PSDB), foi publicada no Diário de Justiça e determina ainda a inelegibilidade pelo prazo de oito anos. Bill é mãe do cantor Wesley Safadão.

(Foto: Reprodução/Facebook)
(Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo a decisão da juíza Cynthia Nóbrega Pereira F. Thomáz, da 67ª zona eleitoral, os dois incorreram nos crimes de abuso de poder econômico e político. A magistrada entendeu como ilegal a entrega, em junho, de ambulâncias em um distrito de Aracoiaba que, de acordo com a decisão, foram anunciadas como doação pessoal de Bill. Entretanto, os veículos, na verdade, teriam sido comprados pela prefeitura. A Justiça ainda entendeu que a divulgação da entrega das ambulâncias no site institucional da prefeitura configurou propaganda irregular.”Não resta dúvida que as condutas relatadas acima são mais do que suficiente para viciar a vontade do eleitor e por em desvantagem os concorrentes, prejudicando, sobremodo, a lisura do pleito”, declara a juíza.

Os candidatos reagiram pelo Facebook. Em nota divulgada em suas páginas pessoais, Antônio Cláudio e Dona Bill afirmaram que o processo foi o último de uma série de “golpes baixos, rasteiras e mentiras” que marcariam a eleição. “Será possível que trabalhar pelo nosso povo e melhorar os atendimentos de saúde no nosso sertão merecem ser condenados e apeados da vitória?”, questionam.

Família na política

Dona Bill não é a única na família a se envolver com política. O pai de Wesley Safadão, Wellington Nonato da Silva, é presidente da Câmara Municipal de Aracoiaba. O próprio cantor já teve participação ativa nas disputas eleitorais do Estado. E 2014, ele fez campanha para Eunício Oliveira (PMDB) na disputa pelo governo do Estado. O senador acabou derrotado pelo deputado estadual Camilo Santana (PT).

No ano passado, Wesley chegou a ser cotado para ingressar ele próprio na política. Então filiado ao Solidariedade, o cantor chegou a ser anunciado como um dos pré-candidatos do partido para a prefeitura de Fortaleza pelo presidente estadual da agremiação, o deputado federal Genecias Noronha. Entretanto, a possibilidade foi descartada pelo próprio artista, que se desfiliou em junho daquele mesmo ano.

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR