fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Maternidade nossa Senhora de Lourdes registra seis vítimas de violência sexual

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), contabilizou de 24 a 27 de dezembro 117 atendimentos às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 44 internamentos que resultaram em 36 partos e 73 pacientes receberam alta após avaliação ou foram liberadas para o pré-natal.

É o que aponta a estatística do balanço da Maternidade, divulgada nesta segunda-feira, 28. “Realizamos, durante o final de semana, cinco transferências, sendo cinco pacientes para maternidade Santa Isabel, direcionando um acolhimento humanizado qualificado aos que passaram por esta unidade, e garantindo melhor assistência para as pacientes da instituição”, disse a gerente de Admissão, Adhara Shuamme Bento Fraga.

Adhara também confirmou seis vítimas de violência sexual, sendo cinco adultos e uma criança.  Ela informa que é primordial que a vítima procure atendimento nas primeiras 72h após ter sofrido a agressão para utilizar os medicamentos prescritos pelo médico de serviço. Assim que o paciente recebe alta, passa a ser acompanhado por um profissional, no caso, um psicólogo.

“Nesse prazo conseguimos realizar todas as medidas preventivas para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Aqui damos a pílula do dia seguinte, o coquetel retroviral do HIV e das hepatites. É uma grande oportunidade informar sobre nosso serviço, que é referência para o Estado de Sergipe, mas o foco principal são as formas de prevenção. Que a família, a comunidade, os órgãos de secretarias de educação e segurança pública estejam unidos a favor da prevenção, principalmente no âmbito familiar”, esclarece a gerente.

A maternidade Nossa Senhora de Lourdes é reconhecida por ser porta abeta, referência para as vítimas de violência sexual, tanto na capital quanto no resto do Estado, conta com uma equipe multiprofissional e qualificada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais membros de apoio assistencial, que trabalham porta aberta, durante 24h, de domingo a domingo.

A Unidade fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone de contato para o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL é (79) 3225-8679.

Ascom/SES

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: