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Monetização do Facebook: o quê, por que, onde e como

O Facebook é possivelmente o canal de mídia social mais duradouro existente. Nenhum outro gigante da mídia on-line pegou tanto flack para coleta de dados.

A partir do início de 2019, possui mais de 2,7 bilhões de usuários ativos por mês, com 500.000 novos usuários adicionados diariamente .

Embora o Facebook tenha recentemente se tornado alvo de uma campanha de mídia ainda mais intensa e um tópico bastante debatido sobre proteções de privacidade, com esses números, ainda é possível afirmar que o Facebook continuará sendo uma grande plataforma de mídia social no futuro previsível.

O que é monetização no Facebook?

Como o nome indica, a monetização do Facebook descreve o ato de ganhar dinheiro usando o Facebook como uma plataforma de monetização.

Mas isso não significa que nossa definição saia pela janela.

Lembrar?

Você está aqui para ganhar dinheiro com algo de valor que você oferece ao seu público.

Isso permanecerá verdadeiro onde quer que você esteja, porque você está construindo uma marca feita para durar.

Entre todos os canais de mídia social, o Facebook também continua sendo a plataforma mais lucrativa em 2018.

Na verdade, como o público do Facebook também está amadurecendo (com o público mais jovem não tão ansioso para embarcar), o Facebook e sua base de usuários também podem estar migrando para uma mentalidade mais orientada aos negócios e usando a plataforma cada vez mais como um canal de marketing.

Neste capítulo, discutiremos como criar um fluxo de renda com o Facebook. Especificamente, vou discutir algumas considerações importantes sobre como ganhar dinheiro com o Facebook, incluindo o que fazer e o que não fazer na plataforma social. Também abordaremos os aspectos mais importantes da monetização do Facebook, como

  • O que você deve saber sobre as novas diretrizes do Facebook
  • Como ganhar dinheiro com as páginas do Facebook
  • Como construir seu grupo no Facebook
  • Como ganhar dinheiro com anúncios no Facebook

Vamos começar.

3.1 Como funciona a monetização do Facebook

Antes de podermos nos aprofundar em como ganhar com o Facebook, é fundamental que passemos por algumas mudanças importantes que afetaram a todos na plataforma, nos usuários e nas marcas.

O Facebook foi recentemente submetido a um intenso escrutínio por suas múltiplas violações de privacidade, que tornaram assunto de muito debate de marketing.

Então a questão na mente de todos é: o marketing do Facebook é um desperdício de tempo e dinheiro em 2018?

É uma questão interessante, mas para o futuro previsível, é meramente uma perspectiva alarmista que diminui a possibilidade de ganhar dinheiro.

Afinal, enquanto as pessoas hesitam em investir no Facebook como um canal de marketing, outras estão avançando com força total porque têm os resultados que querem e, até o último dia de existência do Facebook, continuarão pressionando até não pode mais lucrar.

Por que você faria o contrário?

Importante atualização GDPR e política de privacidade

Dito isso, temos muito o que cobrir aqui, então vamos tirar as regras incômodas do caminho primeiro.

O cumprimento do GDPR tornou-se uma preocupação central para empresas que operam no Facebook. Na verdade, é a atualização mais recente para os requisitos de monetização do Facebook.

Aqui está uma citação do Facebook sobre a seriedade com que você deve levar este problema:

Criadores e editores com várias violações podem perder o acesso a todos os recursos de monetização.

O que é o GDPR? É um conjunto de políticas que afeta você principalmente se você planeja segmentar usuários que residem na União Europeia.

Os recursos específicos do Facebook afetados são o Facebook Pixel e o Custom Audiences .

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O que é o pixel do Facebook?

Pense no Facebook Pixel como um rastreador.

O Pixel é uma linha de código que você coloca no seu site, para que o Facebook possa ajudá-lo a acompanhar os usuários do Facebook que acessam seu site. Este é um recurso extremamente poderoso, que tem sido um pouco incomodado pela versão GDPR.

Vamos ver como isso foi afetado.

(Você pode acessar o Facebook Pixels e outros recursos comerciais por meio da sua conta do Business Manager ). 

O Facebook fornece alguns exemplos de quais tipos de negócios podem ser afetados por essas mudanças:

  • Sites de varejo que coletam informações de produtos visualizadas pelos visitantes para redirecionamento de anúncios com base na atividade do site
  • Blogs que usam uma ferramenta de análise, como o Google Analytics, para coletar dados demográficos de seus leitores
  • Mídia e sites de notícias que usam servidores de anúncios de terceiros que coletam dados de visitantes que foram expostos a seus anúncios gráficos
  • Anunciantes do Facebook que instalam o pixel do Facebook em seu site para medir conversões e redirecionar visitantes no Facebook

Se isso soa como você e você está se perguntando se o GDPR se aplica à sua ideia de negócio, leia os detalhes aqui .

Dito isto, obter o consentimento do GDPR de seus visitantes é um processo direto:

Use uma barra ou pop-up para informar aos visitantes que você está coletando dados e especifique o tipo de dados que você irá coletar. Depois que você concordar com isso, está tudo pronto.  

Mas se você quiser carregar os dados que coletou de volta no Facebook para criar um público personalizado, então, em um futuro próximo, você será forçado a fornecer uma prova de consentimento para o Facebook .

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Padrões de monetização do Facebook

Facebook provavelmente tem as diretrizes de monetização mais extensas de qualquer plataforma que opera on-line. Aqui está uma lista de resumo de “regras” que você pode fazer referência cruzada ao tentar gerar receita:

  • Compartilhe conteúdo autêntico.
  • Desenvolva uma presença estabelecida. (Isso significa que sua conta deve ter pelo menos 90 dias).
  • Cumpra os padrões da comunidade do Facebook .
  • Cumpra as condições de pagamento do Facebook .
  • Cumpra os termos da página do Facebook .
  • Siga as diretrizes de conteúdo (abordadas na frase de destaque na próxima seção).

Não deixe de se aprofundar em cada uma dessas áreas e se familiarizar com os padrões de monetização do Facebook. Embora a maioria desses padrões deva ser autoexplicativa (como se você precisasse ser avisados ​​para não publicar conteúdo violento), analisá-los detalhadamente aumentaria a confiança necessária para investir seu suado dinheiro na publicidade do Facebook.

Você pode ler a lista detalhada de padrões de monetização aqui .

A maioria das pessoas esquece que o Facebook não é apenas um canal social.

É um coletor de dados. Ele agrega e vende os dados de seus usuários, o que significa que é idealmente projetado como uma plataforma de marketing e canal.

Isso permite que o Facebook forneça às empresas que operam em sua plataforma uma série de ferramentas extremamente poderosas à sua disposição.

Agora vamos ver as muitas maneiras que você pode ganhar com o Facebook de maneira eficaz. Também abordaremos exemplos em que os proprietários de empresas obtiveram sucesso aplicando as próprias estratégias e princípios que estamos prestes a discutir.

3.2 estratégias de monetização do Facebook

Pode ser fácil ganhar dinheiro no Facebook.

De fato, muitas pessoas  usam o Facebook para gerar um fluxo de renda.

Já discutimos por que essa é uma idéia tão arriscada, mas isso mostra que o Facebook ainda reina como um canal de mídia social que também funciona como um agregador de dados e uma plataforma de marketing que ajuda as empresas a se conectarem com seu público-alvo.

Como o foco deste livro é criar uma marca que seja feita para durar, estaremos revisando os principais recursos que você pode usar para construir sua marca e uma base de fãs leais.

Formas de ganhar dinheiro no Facebook

Das várias maneiras de ganhar dinheiro no Facebook, vamos nos ater aos poucos que ajudam você a gerar um fluxo de renda enquanto ainda constrói uma marca sólida.

Como o Facebook é um canal social, não podemos simplesmente postar coisas e esquecê-las.

Em vez disso, precisamos nos engajar de maneira significativa e responder aos comentários, e curtir e compartilhar coisas que também consideramos valiosas.

Como ganhar dinheiro com as páginas do Facebook

A monetização das páginas do Facebook sempre foi a abordagem clássica para estabelecer uma presença comercial na plataforma.

Se você quiser ganhar dinheiro com as páginas do Facebook (sim, você pode ter mais de um), então, idealmente, você terá um pequeno capital de investimento.

Mas, se não, aqui estão algumas maneiras populares de gerar receita com as páginas do Facebook:

  1. Direcione o tráfego para o seu blog postando links úteis e relevantes do seu site, onde você tem ofertas relevantes, como seus próprios cursos ou banners do Google Adsense .
  2. Venda seus próprios produtos. (Você pode fazer isso facilmente configurando uma loja do Shopify diretamente na sua página do Facebook).
  3. Vender produtos afiliados .

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Como crescer sua página no Facebook

Não há maneira rápida e fácil de crescer uma página no Facebook, a menos que você esteja pronto para sacar sua carteira. E a menos que você esteja confiante de que pode recuperar esse dinheiro imediatamente, não vale a pena investir ainda. (Depois de ter algumas vendas com o seu cinto, entãovocê pode pôr em marcha acima os resultados com publicidade paga).

O crescimento de uma página do Facebook exige muito trabalho porque você deseja que sua página seja vista como um recurso.

Aqui está o truque:

Como os usuários do Facebook sabem que são principalmente empresas que estão operando páginas do Facebook por interesse próprio, elas terão dificuldade em visualizar sua página como um recurso. Em vez disso, se seguirem a sua página, é mais provável que sejam fãs da sua marca.

Aqui está um exemplo de uma página incrível do Facebook que se enquadra com sucesso como um recurso:

Basta olhar para o número de seguidores: 41.003.

Se você passar pelos posts deles, notará que quase todos os posts recebem mais de 100 curtidas, amores e até compartilhamentos.

É assim que um público altamente engajado se parece.

Depois de visitar o blog deles, você verá anúncios de banner relevantes , mas nenhum deles é tão intrusivo a ponto de atrapalhar a experiência de leitura.

E a melhor parte?

Sua seção Sobre nos diz que eles são apenas alguns fãs de patinação artística que querem compartilhar sua paixão e conhecimento com o mundo.

Brilhante.

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Como usar o Facebook para direcionar o tráfego para o seu blog

Facebook provavelmente tem as diretrizes de monetização mais extensas de qualquer plataforma que opera on-line. Aqui está uma lista de resumo de “regras” que você pode fazer referência cruzada ao tentar gerar receita:

  1. Crie uma página no Facebook . (Escolha Negócio ou Marca).
  2. Convide amigos para curtirem sua página. Apenas convide aqueles que você acredita que irão encontrar valor em sua marca. (Pergunte-lhes individualmente através do mensageiro do Facebook para aumentar as chances de que eles realmente gostem da sua página).
  3. Pergunte se eles conhecem alguém que possa estar interessado em sua página também.
  4. Peça-lhes para compartilhar sua página. (A pior coisa que eles podem dizer é “não”. O mais provável é que, mesmo para uma ou duas ações, esse passo vale a pena).
  5. Comece a compartilhar ótimos conteúdos de toda a Internet relacionados ao seu nicho. Lembre-se: o melhor conteúdo é o conteúdo que seu público achará útil e interessante.

  6. Comece a compartilhar o conteúdo do seu blog de vez em quando e a partir daí. (O Facebook gosta de postagens frequentes e consistentes que geram muita interação, então tente criar e seguir um calendário editorial).
  7. Envolva-se com todos os usuários que deixarem um comentário. (Há uma boa chance de que eles possam se transformar em seu próximo fã!)

Envolvimento: o ingrediente secreto para aumentar o conteúdo da sua página

Vou arriscar soar repetitivo aqui, mas voltamos a um princípio crítico:

Nem todo fã é criado igual.

Isso significa que nem todos gostam é igual também. Se você adicionar pessoas aleatórias aos seus grupos e páginas do Facebook, você só vai confundir as ferramentas de análise do Facebook , e será muito difícil para você ganhar dinheiro com o Facebook (página, grupo ou outro).

Isso significa que, quando você tenta usar ferramentas para analisar seu público, não consegue determinar com precisão os interesses deles, nem as necessidades deles, nem quem eles realmente são.

E o que isso significa quando você publica seu conteúdo?

O envolvimento total de toda a sua base de fãs será baixo, porque as pessoas que não estão interessadas em seu conteúdo não participarão, especialmente em qualquer nível significativo.

Um baixo engajamento dirá ao Facebook que seu conteúdo é uma droga, mesmo quando é incrível.

Por outro lado, se você tem uma base de fãs pequena, mas engajada , sempre que postar conteúdo, você estará dizendo ao Facebook que seu conteúdo é relevante (uma das principais métricas usadas pelo Facebook para determinar a qualidade de seus anúncios).

Então, que incrível benefício adicional você pode obter com essa abordagem mais lenta que já foi provada várias vezes para funcionar?

Mantém os custos de anúncios baixos.

Está certo.

Como o Facebook entende que seu grupo ou página é altamente concentrado com um público ativo e engajado, seus anúncios custarão menos dinheiro com o tempo. Isso também significa uma taxa de conversão mais alta, porque as ofertas que você promove serão altamente relevantes para seu público-alvo.

Marketing de afiliados: uma maneira rápida e fácil de gerar receita com páginas do Facebook

O marketing de afiliados é uma maneira rápida de gerar receita com as páginas do Facebook.

  1. Escolha um nicho de seu interesse.
  2. Torne-se um afiliado inscrevendo-se em uma conta da Amazon Associates ou Clickbank .
  3. Empurre produtos em seu nicho e comece a cobrar comissão. (Alguns produtos pagam até 70% do preço de varejo).

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Como ganhar de grupos do Facebook

Em comparação com a tentativa de monetizar as páginas do Facebook, a monetização do grupo do Facebook é muito mais fácil.

Isso porque o Facebook oferece muito mais flexibilidade em termos de como você pode enquadrar o contexto do seu grupo.

Por exemplo, você pode rotular um Grupo de Suporte, ajudando os membros do grupo a perceberem isso como um recurso. 

Isso torna muito mais fácil persuadir outros usuários do Facebook a participar também. (Pense em quanto mais rápido você pode construir seu grupo no Facebook, onde as pessoas vêm vê-lo como um recurso e uma fonte de suporte, uma autoridade com a qual eles podem se comunicar diretamente em uma plataforma social).

Então, como você começa a monetizar seus fãs e seguidores no Facebook?

De maneira semelhante você faria com uma página no Facebook – mas lembre-se do contexto :

Este é um grupo de suporte do Facebook. Você não pensar em apenas empurrando conteúdo. Aqui você está construindo sua marca e sua autoridade.

Você está criando fãs leais.

Sua página no Facebook, por outro lado, é uma página comercial. (Seus membros da página serão um pouco mais indulgentes quando você apresentar suas ofertas aqui).

Basta dar uma olhada neste exemplo de jardinagem:

Este grupo tem mais de 100.000 membros.

Anote a descrição e enquadramento:

O primeiro parágrafo é sobre quem é este grupo (definindo o público-alvo).

O segundo parágrafo é um aviso contra spammers. Isso não só impede que os spammers se juntem, como indica indiretamente ao público-alvo que esse é um grupo de qualidade que não tolera spam.

Observe também o tipo de grupo: Suporte.

Excelente.

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Diretrizes de conteúdo para monetização do Facebook

Aqui está uma lista resumida de diretrizes que você pode fazer referência cruzada ao publicar conteúdo:

  • Formatando as melhores práticas
  • Não use de forma incorreta ou deturpe marcas registradas
  • Evite representações de tragédia e conflitos (mesmo quando destinados a fins educacionais)
  • Evite problemas sociais muito debatidos que visam ou depreciam grupos específicos
  • Evite publicar conteúdo violento e adulto, ou representações de uso de drogas e álcool
  • Não promova produtos ilegais
  • Sem linguagem ofensiva
  • Não publique montagens de citações inspiradoras
  • Não publique conteúdo exagerado ou potencialmente impreciso

Existem alguns pontos menos óbvios. Você pode acessar a lista completa e ler os detalhes aqui .

Como funciona a monetização de vídeos do Facebook

Facebook passou recentemente por algumas mudanças importantes.

A gigante da mídia começou ativamente a promover a monetização de vídeos no Facebook.

Mesmo um rápido olhar superficial dá a impressão de que o Facebook investiu uma enorme quantidade de energia e esforço no desenvolvimento do aspecto de monetização de vídeo de sua marca. De fato, publicações notáveis ​​especularam sobre como o cenário de monetização de vídeo se desenvolverá, considerando que o Youtube é a plataforma já dominante neste espaço.

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Rentabilização de vídeos no Facebook para criadores

A recente reforma do Facebook de seus recursos de monetização de vídeo agora possui uma nova área “Facebook para Criadores de Conteúdo”, que a gigante de mídia enquadra como uma comunidade.

Assim que você se inscrever, você será levado a uma área de “Primeiros passos”, que é uma longa página cheia de conselhos sobre como ganhar com sucesso no Facebook. De como criar um calendário editorial para dicas de produção de vídeo, esta área é uma excelente cartilha sobre como gerar receita com vídeos do Facebook.

Abaixo está um exemplo da extensão óbvia com a qual o Facebook está tentando ajudá-lo com seus esforços de monetização de vídeo:

O Facebook não apenas concede acesso a dezenas de faixas que você pode experimentar gratuitamente em seus vídeos, mas também pode escolher entre uma ampla variedade de efeitos sonoros para manter seus vídeos interessantes.

Quando chegar à parte inferior da página “Facebook for Creators”, você será solicitado a conectar sua conta e voilà !

Você está quase pronto para ir – mas não apenas ainda.

Antes de começar a fazer vídeos no Facebook, vale a pena notar que não existem regras rígidas e rápidas para monetização de vídeos no Facebook. Eles listam as melhores práticas , no entanto, certifique-se de revisá-las para economizar muito tempo e complicações a longo prazo.

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