Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Monte Alegre: Bloco das Margaridas, uma verdadeira manifestação cultural.

Na tarde da ultima  terça-feira (05/03), aconteceu uma festa muito divertida e organizada por alguns moradores, sendo uma iniciativa da própria sociedade civil. O evento está na sua 5ª edição e é organizado por Geovane Aragão, Diogo de Paulo, Fabrício, Daniel, Renan e Ricardo Locutor.

A iniciativa, ao longo dos anos vem trazendo mais adptos, onde homens se vestem de mulheres e somam-se aos admiradores que em família seguem pelas principais ruas da cidade. Segundo os organizadores a iniciativa nasceu a partir da necessidade de se criar algum evento no Carnaval, uma vez que, sempre anualmente não havia nada disponivel para população.

O evento foi totalmente diferenciado, por conta da organização, onde todo o trajeto foi programado e executado com sucesso pelas principais ruas da cidade sem prejudicar a ninguém. No decorrer da avenida havia alguns “Paredões de som” distribuidos nas calçadas, mas ao contrário do ultimo sábado, foram obrigados pela polícia a desligar e os foliões tiveram a oportunidade de brincar com segurança, sem bagunça.

Ainda, segundo os organizadores do evento, o próximo ano será ainda mais animado e muitas novidades irão acontecer.

O Município de Monte Alegre vem se destacando no que diz respeito a alguns eventos mobilizados pelos próprios agentes da comunidade, onde essas geralmente, essas iniciativas acontecem sem a participação direta da própria gestão municipal.

 

Um pouco sobre a Origem do Carnaval

O Carnaval tem sua origem na Antiguidade com festas aos deuses onde se permitia uma alteração na ordem social. Desta maneira, os escravos e servos assumiam os lugares dos senhores e a população aproveitava para se divertir.

Embora seja conhecido como o país do Carnaval, o Brasil não é o único a comemorá-lo de forma intensa. Cidades como Veneza (Itália), Nice (França), Nova Orleans (EUA), Ilhas Canárias (Espanha), Oruro (Bolívia) e Barranquilla (Colômbia), também celebram a festa de forma bem animada.

Para alguns estudiosos, o Carnaval teve origem na Babilônia através da comemoração das Saceias. Nessa festa, concedia-se a um prisioneiro que assumisse a identidade do rei por alguns dias, sendo morto ao fim da comemoração.

Há, entretanto, suposições de que a sua origem decorre da Saturnália, em Roma, ocasião na qual as pessoas se mascaravam e passavam dias a brincar, comer e beber.
Com a ascensão do cristianismo, as festas pagãs ganharam novos significados. Assim, o Carnaval tornou-se a oportunidade dos fiéis despedirem-se de se alimentarem de carne. Inclusive, a palavra carnaval vem do latim carnis levale que significa “retirar a carne”.

Para a Igreja Católica, o Carnaval antecede a Quaresma, o período de quarenta dias antes da Páscoa, onde se recorda o momento no qual Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

 

COMENTE!