A cidade de Monte Alegre de Sergipe, carrega uma história linda, ocorrida mesmo antes de sua Emancipação Política, onde se passaram várias décadas, passando de Categoria de Fazenda (Faz. Nova) para Povoado (Povoado Monte Alegre Novo) até receber finalmente sua receber sua Emancipação no ano de 1953.
O capítulo-I da Lei nº 118 de 29 de dezembro de 1948, Lei Orgânica dos Municípios que já fixava novas divisões territoriais do Estado de Sergipe, falava na criação de mais 19 municípios, mostrando o que poderia acontecer no Estado de Sergipe algum tempo depois.
Sendo assim, no ano de 1953, poderes constituídos do Estado de Sergipe, estavam convecidos da necessidade, da criação de novos municípios, a fim de complementarem o progresso de que tanto aconteciam em outras regiões do Brasil.
Criada a Lei nº 525-A, de 25 de Novembro de 1953, entrou em vigor na data de sua publicação em 10 de Dezembro do ano de 1953, sendo aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, e assinada pelo então Governador, Arnaldo Rolemberg Garcez, reconhecendo o então Povoado Monte Alegre Novo, como sendo um novo município no Alto Sertão Sergipano. Sendo assim a nova cidade passou a se chamar de Monte Alegre de Sergipe.
Pela citada Lei, foi então delimitado por território do novo município, sendo desmembrado do município de Nossa Senhora da Glória e se define o Perímetro Municipal e cada uma das divisões interdistritais.
Monte Alegre possui uma Identidade Cultural muito rica, trazendo toda uma diversidade no jeito de ser de umpovo muito acolhedor e feliz.
A Instalação do Município
Em 03 de Outubro de 1954, sendo eleito para Prefeito o Sr. Antônio José de Santana, com a Câmara composta por 05 Vereadores. O Município de Monte Alegre, foi instalado solenemente no dia 09 de Fevereiro de 1955, recebendo identica denominação acrescentando-se o final para Monte Alegre de Sergipe, para assim diferenciar de outros municípios do Brasil que também possuem esse nome (Monte Alegre).
O 1º Prefeito: Antônio José de Santana;
Os 1º Vereadores: Manoel Pereira de Barros, Lourival Farias Sobrinho, André Correia Dantas, José Lima de Souza e Miguel Loureiro Lima.
Imagem de Antônio José de Santana:
Parabéns Monte Alegre de Sergipe, pelos seus 66 anos de Emancipação Política.
Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe