Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Monte Alegre: Em reconhecimento, agentes da cultura local recebem Prêmio Destaque Cultural

Uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Monte Alegre na noite desta ultima quarta-feira (19/06) marcou a homenagem aos incentivadores da cultura e artistas do município.

O prêmio “Destaque Cultural”, concedido em forma de certificado, é dedicado às pessoas físicas que contribuem com a Cultura, expressada pelas mais diferenciadas artes que fazem parte do contexto cultural do município de Monte Alegre. A iniciativa partiu do Agente Cultural, Rafael Bonfim que teve como apoio o Vereador Acrísio Pereira e Michely Santana.

No decorrer do evento, ficou constatado que existe uma verdadeira diversidade de artes e de artistas que em sua maioria, estão no “esquecimento”, mas que através deste evento, passam a serem reconhecidos.

Estavam presente no evento diversas personalidades políticas e artisticas, a exemplo da Deputada Kitty Lima, da Prefeita de Monte Alegre(Nena de Luciano), do Presidente da Câmara de Vereadores(Sergio Murilo), de Matteus Borges (Secretário de Cultura), Betânia (Professora), Ivaldo Moreno(Cantor), Adriel Soares, Mestre Scorpions(Capoeira), Sinvaldo (Artista Plástico) entre outros.

Em seus pronunciamentos, tanto o Secretário Geral do Executivo(Luciano Lino) quanto o Vereador Acrísio Pereira, destacaram a importância da cultura como legado histórico para as pessoas e para os municípios. “Este é um momento significativo para todos aqueles que investem neste segmento, compreendendo que cultura e cidadania andam juntas”, destacou Acrísio.
Mais de 50 artistas foram homenageados, marcados por um momento ímpar na história de Monte Alegre.

Na realidade, o município de M. Alegre, possui uma sociedade civil, cansada de esperar pelo poder público, que ao longo dos tempos não consegue enxergar a Cultura como algo realmente importante para o desenvolvimento intelectual e social, causando assim uma certa inquietação na sociedade. A prova disso é que existem alguns eventos culturais que acontecem por iniciativas “isoladas”, contando apenas com o apoio do poder público que ainda não encontrou o caminho do desenvolmento, deixando de produzir diversas politicas públicas de incentivo cultural para os artistas locais.

Segundo informações cedidas no momento da cermônia, será apresentado um Projeto de Lei cujo objetivo principal é estabelecer o dia 19/06, como o dia Municipal da Cultura.

Ainda segundo informação de Rafael Bonfim, o evento será dado continuidade nos próximos anos onde a tendencia será fortalecer ainda mais a iniciativa, trazendo assim uma maior participação e interação da sociedade Monte-alegrense.

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

COMENTE!