No ultimo sábado, 25/11, foi encerrado com muita festa o 2º Encontro de Escritores e Convidados, em Monte Alegre de Sergipe. Além das apresentações culturais e lançamento da antologia, diversos escritores fizeram exposição de Obras como: História politica e Cultural de Monte Alegre, da Escritora e Professora Valdete Alves,Aquarela Poética e Homem a Sombra de Seu Destino do Escritor Marcos Antônio, e Os Desamparados do Escritor Zé Nunes, entre outras obras que estavam expostas para o público.

Toda a semana foi marcada por diversas atividades em escolas do município, fazendo uma verdadeira semana denominada de Semana Literária do EEMAC, em comemoração ao aniversário de Emancipação Política da cidade.

No dia 25 de novembro de 1953 o município de Monte Alegre de Sergipe é elevado à categoria de cidade. Hoje, estamos aqui para festejar os 64 anos deste jovem município. Lugar de uma cultura ímpar que precisa ser preservada por todos os seus cidadãos.

No último sábado diversos escritores e a população em geral se reuniram para comemorar mais um aniversário do município e a concretização de mais um Encontro de Escritores Monte-alegrenses & Convidados. Nesta edição, participaram 93 escritores, sendo 36 monte-alegrenses. Agradecemos a cada um por terem abraçado a nobre causa, pois hoje temos pessoas que nunca imaginaram ou tiveram a chance de publicar o seu texto em livros ou periódicos, mas o impossível mostrou-se ser possível.

A Antologia é composto por textos de 52 poetas, 41 prosas e 9 poemas de estudantes que participaram do II Concurso de Poesia do Colégio Estadual 28 de Janeiro realizado em 2016 (São alunos do Ensino Fundamental Menor e Maior e do Ensino Médio) e 6 e textos dos ganhadores do I Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe.

A capa da Antologia contou mais uma vez com a arte do jovem artista plástico Raulino Dantas. A Comissão Organizadora se preocupa em enfatizar algum aspecto local para torná-lo mais evidente na capa das antologias e abre espaço para artista da terra, pois a ideia é que todos possam ter o seu espaço reservado neste projeto.

O sertão sergipano vem ecoando uma voz forte no campo da produção literária, seja com os veteranos escritores ou com aqueles que estão no anonimato, mas que hoje vislumbram novos horizontes para publicar os seus textos ou até mesmo as suas obras.

Em 2015, os membros da comissão organizadora (Carlos Alexandre, Izaque Vieira, Márcia Fernanda e Marcos Antônio) tiveram a ideia de criar o I Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados. Logo, lançaram o regulamento e começaram a divulgar a ideia. O projeto foi abraçado por 52 escritores advindos de diversas partes do nosso país e, de modo especial, de Monte Alegre de Sergipe, revelando novos escritores.

Os idealizadores sonharam com o projeto, mas foi à parceria dos 52 escritores que tornaram o sonho uma realidade junto ao apoio do comércio local e dos amigos incentivadores. Devemos lembrar que um sonho que sonha só não é somente um sonho, mas um sonho que se sonha junto torna-se realidade.

A ideia não podia parar, mas era preciso estimular a escrita de novos textos. Assim, fizeram a opção de realizar nos anos ímpares o Encontro de Escritores e nos pares Concursos Literários. Em 2016, organizaram o I Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe. Através de uma ampla divulgação receberam a inscrição de 78 escritores. Pessoas advindas das regiões do nosso Estado e de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Confira mais Imagens:

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

Deixe seu comentário abaixo

Comentários