O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, em todo o  Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Em Monte Alegre a semana é toda dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O local que se tornou ao longo do tempo simbolo da influencia do negro para todos os moradores e intelectuais. Infelizmente a localidade não é assistida pelo poder público e apenas professores e curiosos, valorizam essa área que representa pura história, e foi batizada pelos moradores de Pedra do Negro, pois segundo os mais velhos, um escravo que buscava refúgio, após ter saído do quilombo dos palmares ou de alguma senzala com a sua família, acabou fixando moradia e ali, vivendo por muitos e muitos anos naquela localidade. Anos mais tarde este mesmo local serviu como esconderijo de lampião e seu bando.

A Pedra do Negro fica nas proximidades do Povoado “LAGOA DO ROÇADO”. Povoado este que se localiza a 16 Km de Monte Alegre De Sergipe.

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

Deixe seu comentário abaixo

Comentários