Os tutoriais de maquiagem são, há anos, um sucesso na internet, mobilizando influencers e marcas a testarem novos produtos e compartilharem os resultados com seus seguidores. O Google acaba de anunciar que também entrará nesse universo, lançando um novo recurso no YouTube que permite aos usuários “provar maquiagem” com alguns de seus maquiadores favoritos enquanto seus tutoriais estão sendo reproduzidos pelo site.
No dia 19 de Junho, Aaron Luber, chefe de experiências de marca do Google, publicou um post explicando o novo recurso, batizado AR Beauty Try-On. De acordo com o post, o recurso permitirá que os usuários apliquem os produtos apresentados, como batons e paletas de sombras para olhos, enquanto assistem aos YouTubers explicando suas dicas e comentários.
De acordo com um GIF postado com o anúncio, os usuários poderão ver os tutoriais de YouTubers aplicando maquiagem e acompanhar seus movimentos através de sua própria câmera frontal.
Atualmente, o recurso está disponível por meio da FameBit, a plataforma interna de conteúdo da marca do Google, que fez uma parceria com a MAC Cosmetics – marca mundial de cosméticos – para testar a tecnologia.
A experiência no início deste ano com várias marcas de beleza descobriu que 30% dos usuários ativaram a experiência de realidade aumentada no aplicativo YouTube para iOS, passando mais de 80 segundos, em média, testando virtualmente a maquiagem.
Como resultado, espera-se que a ferramenta incentive novas oportunidades de negócios entre marcas e influenciadores na busca por ofertas de patrocínio. O AR Beauty Try-On será lançado no final do verão no hemisfério norte.
Amazon e Facebook também estão fazendo provas com inteligência artificial
A L’Oréal está levando sua tecnologia de inteligência artificial para a Amazon, que pela primeira vez dará aos seus usuários de smartphones a oportunidade de provar maquiagens antes de comprá-las. A ModiFace, desenvolvedora de tecnologia para a indústria de beleza que a L’Oréal adquiriu no ano passado, está provas digitais de tons de batom usando realidade aumentada (AR), de acordo com um anúncio da empresa.
Os compradores da Amazon nos EUA e no Japão poderão usar a câmera frontal do smartphone para testar digitalmente milhares de tons de batom em um vídeo ao vivo ou em uma selfie. A simulação de tons de maquiagem do ModiFace é feita automaticamente, com base em uma análise de informações fornecidas por marcas de beleza e imagens do produto em mídias sociais, de acordo com o anúncio.
Os usuários da Amazon também podem salvar suas fotos em seus dispositivos móveis para compartilhar com os amigos antes de fazer uma compra direta, segundo Nicolas Le Bourgeois, chefe da Amazon Beauty, em um comunicado oficial.
No ano passado, o Facebook também anunciou um programa alfa para testar anúncios de RA em feeds de notícias na América do Norte e convidou as marcas de beleza NYX Cosmetics, Sephora Collection e Bobbi Brown Cosmetics para testar o recurso experimental, juntamente com outras marcas como Michael Kors e Pottery Barn. Depois desses resultados iniciais, que mostraram maior engajamento e conversão de vendas em toda a linha, de acordo com o Facebook, o programa expandirá até o final do primeiro trimestre para um teste beta mais amplo que incluirá os feeds globais de notícias.