Durante a Operação Shamar, a equipe da Delegacia de Canindé de São Francisco cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por descumprimento de medida protetiva. A ação policial ocorreu nessa terça-feira, 6, em Alagoas, e foi divulgada nesta quarta-feira, 7. Em Sergipe, a Operação Shamar também integra as ações da campanha ‘Rompa o Ciclo’, que trata sobre a conscientização acerca da importância da denúncia e também do enfrentamento à violência contra a mulher.
De acordo com as informações policiais, a ordem de prisão é decorrente da prática de descumprimento de medida protetiva de urgência da Lei Maria da Penha, ocorrido no ano de 2023, no município do sertão sergipano.
A vítima havia solicitado medidas protetivas em razão de agressões e ameaças cometidas pelo o ex-companheiro. Ainda assim, ela foi agredida novamente mesmo de posse da medida de proteção.
O investigado, mesmo ciente da medida protetiva, ao encontrar com a vítima, a agrediu em um evento festivo em Canindé de São Francisco. Outras pessoas também foram agredidas pelo investigado.
Diante do descumprimento da medida protetiva, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva. Desde então, o suspeito estava foragido, sendo localizado no estado de Alagoas, e preso com o apoio de equipe da Cisp de Major Izidoro (AL).
Operação Shamar
A Operação Shamar é uma ação nacional que visa reforçar as ações de combate à violência contra a mulher, inclusive com prisões em flagrante e cumprimento de decisões judiciais de prisão contra os autores de violência contra a mulher.
A operação é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em hebraico, o nome da operação significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.
Comente sobre esse post