O sergipano José Costa dos Santos assim como muitos nordestinos, mudou-se para a cidade de Santos-SP, onde começou a vender coco na praia, para ganhar a vida. José fez tanto sucesso que se tornou o “Rei do Coco”. Ele chega a vender mais de três mil cocos em um dia agitado na praia até 100 mil por mês.

Porém, para chegar ao sucesso não foi fácil. José nasceu na cidade de Pinhão-SE. A vida lá nunca foi fácil. No total, foram 14 filhos em casa e a renda era a mais precária possível. “Muito difícil, desde os 7 anos que a gente trabalhava no campo, meu pai e minha mãe tiveram 14 filhos, a renda não é o que produzia no campo de cultivo. Quando chove a gente comia bem, quando não chovia passava até fome.”

José diz que cresceu sonhando em viver em Santos, pois era fã do ex-jogador Pelé. Em 1982, com a idade de 18 anos, pegou um ônibus e viajou para Santos.


Começou a trabalhar em bares até comprar um caminhão e começou a vender coco na praia. Depois, partiu para um quiosque. E com simpatia foi a atrair a freguesia. Mas, com o aumento da concorrência na praia, ele teve que ajustar seu plano de negócio. Começou a cobrar menos pelo produto, para se diferenciar pelo preço.

Para vender mais barato, passou a comprar diretamente do produtor em Sergipe, sem intermediários. E para fazer isso, primeiro teve que arrumar onde armazenar o produto. Juntou dinheiro e comprou câmaras frigoríficas para armazenar e esfriar o coco. O investimento foi de 120 mil. Hoje em dia, com o preço 20% mais baixo do que os concorrentes, o quiosque vive cheio e a clientela é variada. Passa 15 horas por dia no quiosque. No verão, chega a vender 100 mil cocos por mês. Isso sem contar as cocadas que a ex-mulher e sócia prepara.

“A grande lição que tirei foi uma só. Nunca desistir dos objetivos. Sempre ter esperança de que, algum dia, acontecerá o melhor que a gente procura.”

Abaixo você pode conferir algumas informações sobre Empreendedorismo:

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR

Músico,Jornalista DRT 0002304/SE, Repórter do Programa Voz da Cidadania e apresentador do Programa Expressão Livre.