O erro número 1 que músicos cometem quando divulgam um novo álbum ou single é esperar que a música fique pronta antes de tentar divulgar ela. Divulgar mais cedo não é só sobre conseguir reviews, cobertura da mídia, e tocar nas rádios: é sobre aumentar sua base de fãs – e muitas vezes isso começa com você engajando seus fãs existentes.
Para que você não cometa o mesmo erro, aí vai algumas dicas:
Nunca houve uma diversidade tão grande de gêneros musicais como de hoje. Graças à internet, é possível que indivíduos de todas as camadas da população, diversas faixas etárias e lugares do mundo, possam escutar os seus estilos de música favoritos.
Em um primeiro momento, as grandes gravadoras espalhadas pelo mundo não aprovaram as influências provocadas no mercado, pelo acesso à web. Há mais de 10 anos, os arquivos de música convertidos em mp3, já estavam populares, sendo conseguidos por meio de downloads. Isso enfraqueceu a venda de discos físicos. Por consequência, nos últimos tempos, até mesmo a pirataria perdeu força.
Atualmente, não é necessário nem baixar músicas, pois basta ter acesso a internet para ouvi-las, através de uma porção de sites, aplicativos e outras plataformas.
Essas mídias possibilitam não só a divulgação da sua música, como uma maior interação com seu público, parceiros e produtores. Portanto, é importante que os músicos saibam maneiras indicadas de divulgar suas canções, atingindo o seu público com sucesso.
Conheça agora 5 formas de fazer isso:
1 – Utilize o YouTube e todas as suas ferramentas: A plataforma de vídeos inquestionavelmente, mais acessada do planeta Terra e a mais utilizada para a descoberta e para a divulgação de música.
Ter um canal no YouTube é uma estratégia de marketing indicada para qualquer segmento de mercado, e em especial no da música, pois vem tendo um crescente dentro do mercado mundial. Dentro do YouTube é possível montar listas de reprodução, divulgar teasers, videoclipes, ter maior visibilidade, criar e ainda ganhar dinheiro.
2 – Divulgue sua música pelo Facebook: Primeiramente, crie uma fanpage, por mais que você tenha contatos que apoiem seu trabalho, no perfil social. O Facebook possui ferramentas que somente as fanpages oferecem, e são uma mão na roda para toda e qualquer estratégia de marketing digital, inclusive as focadas no mercado musical.
Em geral, os dias da semana com maior interação de usuários da rede são de quinta à sábado, das 9h às 11h ou a partir das 20h30. Por isso, sempre publique vídeos com bastidores de gravação, ensaios, trechos de músicas e outros conteúdos visuais, por volta dessas faixas de horário.
3 – Divulgue sua música em sites: Não foi à toa que os grandes empresários da música foram contra as inovações proporcionadas pelo acesso à internet. Se antes, não depender de gravadoras e poder divulgar sua música gratuitamente parecia inviável, agora é possível e indicado.
Sites como o Palco MP3, Sua Música e o Bandas de Garagem dão espaço a cantores e grupos que estão começando possibilitando que promovam o seu trabalho via web.
4 – Disponibilize sua música online: O Spotify e o SoundCloud são plataformas populares, utilizadas com sucesso por músicos famosos. A segunda opção, inclusive, é ideal para divulgar trechos de faixas, aguçando a curiosidade dos fãs.
5 – Divulgue seu trabalho no Twitter: Uma das redes sociais favoritas de quem gosta de música.
Pesquise as hashtags que chamam a atenção dos que curtem seu gênero, utilize-as em mensagens curtas, poste fotos, vídeos curtos e links que redirecionem o público as suas músicas completas.
Tente ainda interagir com artistas consagrados que utilizam o Twitter. Ganhar um RT deles daria uma tremenda visibilidade a você!
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