fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Quase 400 pacientes aguardam tratamento contra o câncer

Em Sergipe, atualmente, existem quase 400 pacientes diagnosticados com câncer aguardando o início do tratamento, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Este número elevado é retrato dos restritos recursos destinados à oncologia no Estado, que possui apenas duas máquinas de radioterapia sendo oferecidas pelos serviços públicos.

Uma pertence ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse); a outra, que está quebrada desde o último dia 21, no Hospital de Cirurgia. Quando nenhum dos dois equipamentos apresenta problemas e acaba suspendendo as sessões de quimioterapia, são atendidos, por dia, entre 60 e 70 pacientes em cada unidade. Além das duas, o serviço é ofertado através de um convênio da SES com uma clínica privada.

Para além dos defeitos das máquinas de radioterapia, outro fator que acaba atrasando ainda mais o tratamento dos pacientes é a demora para efetuar os reparos. Os técnicos que realizam o serviço vêm de fora do Estado. “Qualquer equipamento, com o uso, pode parar, mesmo com as manutenções corretivas e preventivas. Eles são utilizados diariamente, e necessitam de uma mão de obra com acesso complicado, pois os técnicos não moram em Sergipe”, explica o secretário adjunto da Secretaria de Saúde e superintendente do Hospital de Urgência, Luiz Eduardo Correia.

Segundo ele, a chegada de um novo equipamento, a construção do bunker e o estabelecimento de novas parcerias podem reduzir este número. “O intuito é duplicar. No Huse, com a chegada do acelerador linear e uma nova máquina de radioterapia, atenderemos 140 pessoas por dia e, em breve, esperamos assinar um novo convênio, com uma clínica privada recém-inaugurada para expandir ainda mais o número de sessões ofertadas à população. Nossa intenção é zerar a fila de espera com essas medidas”.

A assessoria de Comunicação do Hospital de Cirurgia informou que o equipamento de radioterapia ainda está sendo consertada. O procedimento iniciou na última quarta, 2, e não tem previsão de término. Após o fim dos reparos, será iniciada a fase de testes.

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação