fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

RAPIDINHAS DA POLÍTICA: Internautas revoltados com possível prática de nepotismo em Glória

ATENÇÃO ALERTA DE SPOILER: Rapidinhas da política é uma coluna de cunho opinativo, se você for apaixonado não leia e se for criticar leia antes de fazer a crítica

Calma, pare um pouco…

Inspire, respire, inspire, respire…

Desde a posse da nova prefeita do município de Nossa Senhora da Glória, quando a mesma anunciou sua sobrinha como secretária, o Portal vem recebendo várias mensagens de internautas indagando sobre uma possível pratica de NEPOTISMO. Vamos lá.

O que é nepotismo direto e nepotismo cruzado?

Nepotismo direto é aquele em que a autoridade nomeia seu próprio parente. Nepotismo cruzado é aquele em que o agente público nomeia pessoa ligada a outro agente público, enquanto a segunda autoridade nomeia uma pessoa ligada por vínculos de parentescos ao primeiro agente, como troca de favores, também entendido como designações recíprocas.

Decreto nº 7.203, de 4 de junho de 2010 veda tanto o nepotismo direto, quanto o cruzado.

Qual o grau de parentesco em que se considera que há nepotismo?

Conforme disposto no Decreto nº 7.203/2010, é entendido como familiar o cônjuge, o companheiro ou o parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau.

Quem deve fazer a denúncia sobre nepotismo?

Qualquer pessoa, mesmo que não seja advogada, pode denunciar casos de nepotismo ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

MINHA OPINIÃO

Se realmente a prefeita nomeou a sobrinha como secretária, o fez com o poder que o povo deu para ela, sendo que isso é uma prática costumeira na maioria dos municípios brasileiros.

O PODER É DE VOCÊS….

PS: “Tenho os prints, mas não vou expor”

Maycon Fernandes/ Jornalista DRT 0002304/SE

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação