As tão temidas bolinhas vermelhas, causadas pela foliculite após a depilação, acontece quando o pelo que está crescendo não consegue ultrapassar completamente a camada da pele. Ele pode, então, se curvar penetrando novamente na pele acarretando em um pelo encravado. Ou, na tentativa de sair, pode acabar causando inflamação e ficando mais exposto a bactérias.

CREATIVE FAMILY/SHUTTERSTOCK

Por que evitar sabonete?

Por isso, quando recorrer à lâmina de depilação, prefira usar cremes próprios para barbear. Evite usar sabonete, que tende a ressecar ainda mais a pele dificultando a saída do pelo através do folículo. Se possível, substitua o sabonete por espuma de barbear, ou improvise com creme hidratante ou condicionador de cabelo. Assim, além de facilitar o procedimento e torná-lo menos agressivo ao local, sua pele vai ganhar um aspecto mais macio e hidratado.

Dicas para evitar bolinhas: após a depilação

Tome cuidado com o local
Durante algumas horas depois do procedimento, evite esfregar a toalha após o banho. Invista em cremes hidratantes livres de álcool e fragrância, principalmente, se sua pele for sensível.

Tenha atenção também com as roupas
Opte por peças mais largas e soltinhas no local depilado sempre que possível. Desse jeito, você diminui o atrito entre o tecido e a pele. Um erro muito comum é vestir calça jeans logo em seguida. Esse é um dos fatores que mais causam pelos encravados.

Mantenha a pele bem hidratada
A Hipoglós, pomada criada inicialmente para assaduras de bebês, é uma boa alternativa graças ao seu alto poder hidratante, e já que também acalma o efeito de irritação da pele.

Invista em produtos calmantes
Quem tem tendência a ter pelos encravados deve optar pelo uso de cremes e loções calmantes, ou ainda fazer compressa caseira de chá de camomila bem gelado.

Evite ir à praia
O sal do mar em contato com os poros provoca a ardência e as reações externas na pele que podem estragar toda a depilação. O ideal é se depilar sempre dois dias antes de ir à praia e entrar no mar. Esse tempo é o suficiente para a camada córnea se refazer e não sofrer mais com o contato com o sal.

Nada de exposição excessiva ao sol
Depois de raspar os pelos, sua pele fica mais suscetível ao brilho do sol, portanto, não se esqueça de aplicar sempre o protetor solar, mesmo sob peças de roupa. Se vestir biquíni, então, prefira ficar à sombra.

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR