Você é o tipo de chefe que os funcionários trocam de emprego para se afastar? Seus funcionários podem suportar você? Infelizmente, você nunca pode obter as respostas para essas perguntas, a menos que dedique algum tempo para avaliar o tipo de chefe que é . Pode ser uma coisa difícil de fazer, principalmente por causa dos muitos chapéus que você deve usar no local de trabalho. Você precisa ser um mentor, treinador e líder ao mesmo tempo. No entanto, vale a pena o esforço. Confira os sinais abaixo de que você é um chefe difícil e como pode mudar isso.
1. Você está sempre micro gerenciandor
Os funcionários estão sempre reclamando de chefes que estão sempre gerenciando suas tarefas. Eles se sentem desmotivados, desmotivados e não podem desenvolver suas habilidades ou se tornar criativos. Como você sabe que é um micro-gerente? Confira as seguintes características:
- Você acha difícil delegar tarefas aos seus funcionários;
- Ao delegar a tarefa aos funcionários, você monitora constantemente o progresso deles;
- Você faz correções na tarefa de um funcionário de tempos em tempos, portanto, não há espaço para os funcionários aprenderem com seus erros;
- Você pede aos funcionários para revisar seu trabalho antes que eles possam enviar o email, apresentá-lo ou realizar uma reunião.
Como mudar
Se esta descrição se encaixa em você, ainda não é tarde para mudar. Comece confiando em seus funcionários para realizar o trabalho. Dê-lhes tarefas mais pesadas e permita que aprendam com seus erros. Você deve treinar funcionários apenas quando eles pedirem sua ajuda. Isso os ajudará a desenvolver suas habilidades e permitirá que você tenha tempo extra para se envolver em outras tarefas produtivas.
2. Você se comunica mal
A comunicação é a chave em qualquer tipo de relacionamento. Se você mantém a linha de comunicação entre você e seus funcionários fechada ou difícil de alcançar, você está sendo um chefe difícil. Outros sinais de que você não se comunica bem com seus funcionários são:
- Você não os informa sobre o status de seus projetos;
- Você não conta a eles sobre novos desenvolvimentos na empresa;
- Deixar de fornecer as informações necessárias para tomar decisões;
- Dando instruções pouco claras e contraditórias que os deixam confusos.
Como mudar
Verifique se você está na mesma página com seus funcionários, fornecendo informações claras sobre os objetivos da empresa e o que você espera deles. Mantenha uma linha aberta de comunicação na qual os funcionários possam expressar suas preocupações e receber feedback. Por exemplo, pode ser na forma de uma caixa de sugestões, bate-papo por e-mail ou conversa cara a cara.
3. Você só dá feedback negativo
Se a única coisa que você pode apontar quando seu funcionário lhe enviar um projeto específico para análise de desempenho são os erros que eles cometeram, as coisas que precisam ser aprimoradas ou as áreas que eles devem mudar, você é um chefe difícil. Você está fazendo com que seus funcionários se sintam desmoralizados e menos produtivos. No entanto, é algo que você pode mudar.
Como mudar
Comece reconhecendo as áreas em que eles se saíram bem ou os locais em que fizeram melhorias. Em seguida, você pode apontar áreas que precisam de mudança, aprimoramento ou correção. Isso garantirá um feedback equilibrado, que os funcionários podem cumprir. Também os incentivará a manter o bom trabalho, aumentar o moral e aumentar a produtividade.
4. Você é inconsistente
Você é o tipo de chefe que frequentemente muda de idéia? Aqui estão alguns exemplos de inconsistências que mostram que você pode ser um líder difícil:
- Suas regras diferem de funcionário para funcionário;
- Erros semelhantes atraem diferentes ações disciplinares;
- Os critérios de promoção mudam de pessoa para pessoa;
- Você faz sugestões variadas de uma reunião para outra;
- Não há políticas padrão ou práticas recomendadas.
Como consertar
Você precisa recuperar o respeito e a confiança de seus funcionários em sua liderança, criando regras, políticas e práticas recomendadas. Evite confundir seus funcionários, fornecendo orientação consistente em todas as reuniões. Se possível, publique um conjunto de regras e regulamentos em um local de destaque no local de trabalho.
5. Você resiste à mudança
Você pode não perceber, mas, ao resistir à mudança, está condenando seus negócios a uma posição estagnada. Sinais de que você é resistente a mudanças:
- Você não acomoda novas idéias;
- Derrubar as sugestões levantadas pelos funcionários;
- Você se sente à vontade em aderir à maneira como as coisas sempre foram feitas;
- Aderindo a métodos ultrapassados de fazer as coisas porque você tem medo de mudar;
- Você contrata membros da equipe que não são motivados pela inovação e tem medo de capacitar os funcionários atuais.
Como melhorar
Capacite seus funcionários incentivando o desenvolvimento e o treinamento de carreira. Contrate jogadores da equipe que possam trazer idéias inovadoras para a mesa. Você também precisa reconhecer que a mudança é crítica para aumentar a produtividade. Incentive seus funcionários a fazer sugestões sobre aspectos que considerem necessários. Além disso, tenha a mente aberta para novas idéias e sugestões.
6. Você não respeita o tempo pessoal dos funcionários
Você faz com que seus funcionários sintam que estão sempre disponíveis, porque você pode chamá-los para trabalhar a qualquer momento. Se essa é uma descrição sua, é hora de mudar para se tornar um chefe melhor.
- Esperando que seus funcionários trabalhem 24/7.
- Você atribui a eles trabalho adicional 5 minutos para o horário de encerramento do escritório.
- Você continua ligando para perguntar sobre informações do escritório durante o tempo de folga.
Como mudar
Ajude seus funcionários a estabelecer um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, incentivando-os a praticar técnicas de relaxamento e autocuidado. Dê a eles tempo suficiente para descansar para se sentirem rejuvenescidos quando voltarem ao trabalho. Respeite o tempo pessoal, evitando ligar para eles durante o dia de folga. Se possível, organize como as comunicações devem ser feitas quando o funcionário estiver de licença.
7. Você é um culpado
Você é o tipo de pessoa que sente que está sempre certa e que não pode fazer nada errado? Há algumas novidades para você, seu casamento provavelmente será difícil e você poderá ser um chefe difícil.
- Você aponta os outros como errados;
- Você nunca admite quando comete um erro. Em vez disso, você culpa os outros;
- Falta de responsabilidade pessoal.
Como mudar
Lidere com honestidade e integridade. Peça desculpas quando estiver errado. Pare de apontar os dedos quando as coisas estiverem como você deseja. Lembre-se de que você é uma equipe e a falha de um membro da equipe é igual à de todo o grupo. Se você puder, seja responsável pelo fracasso da equipe. Trabalhe em como resolver o problema, em vez de insistir em quem foi a culpa. Seus funcionários sentirão que estão trabalhando com você para atingir os objetivos da empresa, em vez de apenas trabalhar para você.
Por fim
Se a pessoa descrita aqui combina com você, agora você sabe que tem sido um chefe difícil. Você matou o moral dos funcionários muitas vezes e colocou a organização em risco de falha. No entanto, não se derrote por isso. Ninguém é perfeito e ainda há tempo para você melhorar. Use as dicas acima para alterar e aumentar o envolvimento dos funcionários. Hoje há muito que você pode fazer para se tornar um chefe melhor. Você só precisa se esforçar mais para manter os interesses de seus funcionários e organizações acima dos seus. Em pouco tempo, você será o chefe com quem qualquer funcionário gosta de trabalhar e será admirado por outros chefes.
Gabriel Almeida
Empreendedor | Design | MKT Digital
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