fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Singularidade estética marca estilo do artista chileno Mario Caamaño

A avaliação é do artista espanhol Arroyo Ceballos, que destaca os diferenciais nas obras de Caamaño

O artista plástico chileno Mario Caamaño começou sua trajetória com a virtude e a singularidade causadas pelo início autodidata, concluídos com uma estadia de treinamento teórico-prático no Atelier de Peinture K2, Bruxelas (Bélgica), Fundação de Pós-Graduação em Arte e Autores Contemporâneos (ARAUCO), dirigida pelo pintor Guillermo Muñoz Vera de Madrid, Espanha) e treinamento teórico-prático na oficina do pintor Santos Assereto (Santiago, Chile).

Exposições individuais se destacam no Centro Cultural Nicolás Salmerón e na Galeria da Academia de Arte OMO (Madri, Espanha), Galeria de Arte BOYCOTT (Bruxelas, Bélgica) e Galeria L’Adresse (Nyon, Suíça).
Entre os coletivos, os últimos realizados na Galeria AL 589 (Porto, Portugal), o 11º Concurso Nacional de Pintura de La Rioja (La Rioja, Espanha), a Pinta Miami Fair, a Galeria Pinta Miami, a Prima Gallery (Miami, EUA), o Feira Ch.ACO, Galeria Prima (Santiago do Chile) e Maral Estilo e Club ARGO (Madri, Espanha).

Interiores, papéis e figuras liberam principalmente a imaginação do artista, acompanhando espaços sem a transferência e o ruído da cidade, sem estresse no qual a criação é desenvolvida pela harmonia e tranquilidade do espaço, para que a solidão do objeto presente seja sensual por si só, despojado de toda aglomeração diária, porque o tratado transmite calma e tranquilidade, aproxima-se do mero prazer do cotidiano, destacando o papel principal do objeto e da pessoa acima do ambiente que os cerca.

“Sóbrio e detalhado prioriza a abordagem que todo artista pretende para si, promovendo a ideia de uma luz / escuridão muito medida, na qual a luz aparece como protagonista absoluta, dando liberdade para evocar ambientes muito animados, próximos ecotidianos”, disse o artista espanhol membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Francisco Arroyo Ceballos.

Sua representação da figura humana a torna atual, mas sempre sob uma sombra de leve melancolia que atrai o espectador ao envolvê-lo com paixão, de um claro interesse na atratividade avassaladora com a qual é representada.

Os papéis pintados, enrugados e representados fielmente completam o principal jogo composicional desse autor, o malagama temático pelo qual ele opta, sendo notável o virtuosismo com que ele o dota, sua simplicidade e, portanto, não menos a consistência artística, pelo contrário, tudo uma vitrine que se destaca por ser talentosa para a criação pictórica, porque é tratada de maneiras diferentes, sendo em cada uma delas o anfitrião perfeito de uma obra da mais alta qualidade.

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação