Embora nada possa garantir a concepção em uma determinada data, é melhor tentar em determinados momentos. A melhor época do ano para engravidar é aquela que oferece maiores facilidades para a gravidez.

Tudo depende de cada mulher e de cada casal. Alguns considerarão as datas de trabalho. Nada pior do que o parto coincide com os tempos de maiores compromissos, com uma viagem programada, com mau tempo, com festas de Natal, etc. No que diz respeito ao clima e à temperatura, o calor excessivo ou o frio excessivo podem ser um incômodo adicional.

A ciência encontrou coincidências interessantes a este respeito. Há razões para pensar que a melhor época do ano para engravidar é detectável. Esta é a conclusão de vários estudos que são de conhecimento público.

Esta é a melhor época do ano para engravidar

De acordo com algumas pesquisas, a melhor época do ano para engravidar é o verão. O jornal Proceedings of the National Academy of Science assegura que há provas disso. Eles apontam que os bebês nascidos em julho e agosto têm mais peso ao nascer do que outros.

Da mesma forma, eles indicam que os bebês concebidos no mês de maio correm maior risco de nascer prematuramente . Especificamente, 10% mais probabilidades. Isso ocorre porque o estágio final da gravidez coincide com o inverno, e naquela estação há mais infecções devido ao vírus da gripe. Estes vírus podem precipitar o momento da entrega.

Até algumas décadas atrás, o maior número de nascimentos em Espanha ocorreu em maio. Isso significa que a maioria das concepções ocorreu em agosto. Após os anos oitenta, houve uma mudança. Parece que hoje a maioria das concepções ocorre no inverno. É por isso que há mais nascimentos em setembro e outubro.

Chaves para engravidar

Você pode saber quais são as melhores datas do ano para engravidar. Outra coisa é fazer com que a concepção aconteça nesse momento, uma vez que não é tão fácil obter a data exata desejada. No entanto, existem algumas chaves que podem ser aplicadas para chegar o mais próximo possível. São as seguintes:

  1. Em primeiro lugar, devemos verificar que não há impedimento médico para engravidar: Caso contrário, os esforços podem ser inúteis se não houver tratamento prévio.

  2. Fique relaxado e sereno: O estado de espírito influencia a fertilidade. Isso aumenta quando há tranquilidade.

  3. Exercício diário: É também um fator que facilita a concepção.

    Siga uma dieta saudável.

  4. O sistema reprodutivo: funciona melhor quando todo o organismo é saudável.

  5. Elimine o álcool e o tabaco: São dois inimigos amargos da fertilidade; é melhor cancelá-los completamente.

  6. Vá para uma calculadora de dias férteis: Obviamente, há mais possibilidades de conceber se você tem datas exatas ou mais ou menos preciso.

  7. Perder peso, quando necessário: O excesso de peso da fertilidade limite.

Aspectos que devem ser levados em consideração

Existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração. Eles têm que ver com conforto e segurança durante a gravidez. Com base nesses fatores, você pode definir exatamente qual é a melhor época do ano para engravidar.

Tais fatores são:

  1. Se uma mãe é muito propensa a ter gripe ou condições semelhantes, é melhor não planejar a entrega dos meses frios. Você precisará que seu organismo esteja em condições ideais para que o nascimento ocorra da melhor maneira possível.

  2. Se você sofre de hipertensão ou problemas de retenção de líquidos, é melhor não engravidar durante o verão. O excesso de calor pode aumentar esses problemas. Especialmente se o terceiro trimestre coincide com a temporada mais quente do ano.

  3. Alguns estudos sugerem que a qualidade do esperma é maior durante os meses de inverno. Isso é lógico, porque o calor é um dos fatores que limitam a fertilidade masculina. Então, se houver dificuldades para engravidar, será melhor experimentá-lo no inverno.

  4. Aparentemente, o melhor mês a nascer é julho. Isso ocorre porque o calor faz com que as mães produzam mais vitamina D. Isso resulta em crianças mais altas e menos propensas a alergias.

Em suma, o fator final para definir a melhor época do ano para engravidar será a entrega. Isso deve ocorrer em uma data em que você e seu parceiro estão preparados para isso.

Via: eresmamá.