timoteo-domingos-gastronomia

Nascido no interior de Alagoas, com residência atual no município de Canindé do São Francisco em Sergipe, Timóteo Domingos ficou conhecido a nível nacional por se tornar o chef do sertão ao transformar as plantas símbolos da caatinga em pratos especiais e de grande sabor. Ao implantar a gastrotinga (produtos da caatinga na culinária), o jovem de apenas 19 anos já coleciona em suas criações coxinha com massa de cacto e recheio de quiabo, pizza de palma com recheio de queijo e quiabo, lasanha de quiabo, brigadeiro à base de casca de melancia, cocada de cactos, entre outros.

Com reconhecimento em todo o país, o chef agora será homenageado no livro ‘Eu amo comida – 50 histórias de brasileiros que amam saborear a vida’, pela editora MOL, no dia 17 de outubro, às 19h, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. “Com sete anos de idade, comecei a ajudar minha avó na cozinha, mas eu já trabalhava desde os seis ajudando meus pais na roça em diversos tipos de serviço. Hoje, me sinto orgulhoso de saber que minhas invenções que já foram aprovadas por Sabrina Sato e Ana Maria Braga, ganham cada vez mais adeptos e o valor que merecem. “O Nordeste é muito rico e temos o dever de mostrar isso ao mundo”, diz o chef.

Sobre Timóteo Domingos

Timóteo Domingos é um alagoano da cidade de Santana do Ipanema, apaixonado por gastronomia. Com o objetivo de mostrar a cultura gastronômica do sertão através da culinária, o chef criou o projeto Gastrotinga, ou seja, cactos, fruto do mandacaru, umbu, algaroba, mororó, ouricuri, entre outros alimentos típicos do sertão são à base dos seus pratos que encantam e deixam as pessoas curiosas. O jovem foi convidado para participar de programas como: Mais Você, Programa da Sabrina, Domingo Espetacular e Hoje Em Dia.

Os sucessos das suas aparições na mídia resultaram no Festival Gastrotinga, evento que está em sua 3ª edição e acontece na cidade de Canindé do São Francisco no mês de abril. Timóteo foi o primeiro profissional da área de culinária a conduzir a tocha olímpica dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro.

Assessoria/Timóteo Domingos

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR

Músico,Jornalista DRT 0002304/SE, Repórter do Programa Voz da Cidadania e apresentador do Programa Expressão Livre.