fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

XX Encontro Regional de Estudantes de Letras do Nordeste

De 16 à 20 de abril acontecerá o XX Encontro Regional de Estudantes de Letras do Nordeste, nas dependências da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Campus São Cristóvão, em São Cristóvão – SE.

O EREL é um evento de suma importância para todos os estudantes de Letras.

É construído de estudante para estudante e tem um papel sócio-político fundamental na formação acadêmica e profissional dos letristas. O evento tem como tema “AS DIFICULDADES E DESAFIOS DE SER ESTUDANTE DE LETRAS EM MEIO AOS ENTRAVES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE.” Com este tema, traz à discussão a atual conjuntura política, econômica, social e os desafios que os profissionais de letras estão perpassando na carreira acadêmica e na vida profissional.

Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 15 de fevereiro.

Eixo temático

Na atualidade, é consenso que a Educação envolva o confronto de aspectos psicológicos, sociais, políticos, econômicos e culturais, plurais e contraditórios. Hoje, a instituição escolar é espaço de (re)construção de saberes, normas, atitudes, valores, de desenvolvimento de capacidades individuais e, principalmente, coletivas (PACHECO; MORGADO, 2002). Primeiro, a retirada do Francês, do Italiano, do Latim, que há muito tempo não fazem mais parte do currículo escolar, bem como as outras Línguas, a mais recente delas é o Espanhol, com a revogação da Lei 11.161/2005, que por sua vez, cercea aos estudantes a possibilidade de escolha, limitando assim a aprendizagem. Esquecem-se de que, ensinar um idioma não é só ensinar gramática, é trabalhar com temas transversais, possibilitando uma visão de mundo diversificada.

Durante o evento, serão trabalhados vários eixos temáticos, através de apresentações dos estudantes, por meio de mesa redonda, apresentação de pôster, comunicação oral, minicursos e oficinas.

Eixos de apresentação

I. Análise do discurso;

II. Literatura brasileira e Literatura negra;

III. Língua e literatura estrangeira;

IV. Libras, Cultura e literatura surda;

V. Cultura, literatura e religiões afro-brasileiras e indígenas;

VI. Inclusão, Acessibilidade e Igualdade;

VII. Estudos culturais;

VIII. Formação do professor de Letras;

IX. Sociolinguística e Multiletramento;

X. Linguística aplicada e estudos linguísticos;

Durante o evento, é buscado promover estratégias que estimulem os estudantes a participarem de pesquisas de iniciação científica, performances culturais, além de reflexão acerca da realidade político-social do atual sistema educacional brasileiro, que reflete nos futuros profissionais de Letras.

O futuro da educação está em nossas mãos, passa por cada uma e cada um de nós, que trazemos o desejoso prazer pela educação e pela transmissão do conhecimento. Mais informações no site: www.xxerelne2019.wixsite.com/2019

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: