setembro16 , 2021

    Inscrições para a 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta seguem até o dia 20 deste mês

    Veja também

    SUICÍDIO: Um grito da alma pedindo socorro

    As tentativas de suicídio ou sua prática efetiva envolvem sempre uma...

    Polícia Militar apreende arma de fogo em Monte Alegre

    Policiais militares da Companhia Independente de Operações Policiais em...

    Tremor de terra é registrado em Gararu

    Um tremor de terra, de magnitude 1.5, foi registrado...

    Polícia Civil prende casal em flagrante por tráfico de drogas em Propriá

    Policiais civis da Delegacia Regional de Propriá prenderam em...

    COVID-19: Sergipe tem 5° dia seguido sem registro de óbitos

    O novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da...

    COMPARTILHE

    - Advertisement -

    Uberlândia-MG 13/9/2021 –

    Evento será promovido online gratuitamente pelo Grupo de Teatro de Uberlândia-MG, Trupe de Truões, e oferecerá cachê para os trabalhos selecionados.

    Com a pandemia de Covid-19, muitas atividades artísticas e culturais continuam de forma online. É o caso da 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta, promovida pela Trupe de Truões, cujas inscrições estão abertas e seguem até o dia 20 deste mês, via internet, pelo site www.trupedetruoes.com.br/mostradecinema.

    Com o tema “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”, a Mostra contará com uma programação composta por obras de formatos variados produzidas por artistas de diferentes linguagens (teatro, música, dança, performance, literatura, artes visuais, etc.).

    - Advertisement -

    Segundo o coordenador da Mostra, Ronan Vaz, essa edição tem como proposta abrir espaço para compartilhamento de produções artísticas realizadas em diálogo com o audiovisual durante a pandemia da Covid-19.

    A programação da Mostra, prevista para ser realizada entre os dias 22 e 26 de novembro deste ano, no canal da Trupe de Truões no YouTube, será composta por produções artísticas voltadas para o público em geral selecionadas por meio de edital, por filmes voltados para o público infantojuvenil selecionados por meio de parceria e intercâmbio com a Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA) e também por outras atividades relacionadas ao tema realizadas com artistas convidados.

    Histórico

    A Mostra de Cinema Casa Aberta realizada em Uberlândia-MG teve sua primeira edição em 2017. Fundamentada na proposta do intercâmbio entre as linguagens audiovisual e teatro, a mostra tem como propósito ser um espaço para difusão da produção audiovisual independente, especialmente do que é produzido em Minas Gerais e na cidade de Uberlândia-MG, além de oferecer ao público uma programação com obras que não chegam às salas de cinema comercial.

    “Com a pandemia, esta é a primeira edição realizada de forma digital. Uma ótima oportunidade para que pessoas de todo o Brasil tenham acesso ao evento”, comenta Ronan Vaz.

    Quem participa

    O evento é voltado para produtores audiovisuais e artistas das mais variadas linguagens de todo o território nacional.

    Podem ser inscritas produções audiovisuais e/ou de outras linguagens artísticas criadas no contexto da pandemia em diálogo com o cinema e o audiovisual, sendo que elas devem ter sido concluídas a partir de janeiro de 2020.

    O edital com todos os detalhes está disponível no site da Mostra. “É importante que os interessados em participar da Mostra atentem-se aos detalhes do edital, pois há regras que se não cumpridas levam à desclassificação”, alerta a assessora de comunicação da Trupe.

    Cachê

    As inscrições são gratuitas, porém, os trabalhos selecionados receberão um cachê de participação. “Os autores e produtores dos filmes selecionados neste edital receberão a título de cachê pela sua participação na Mostra o valor de R$ 500,00”, destaca Ronan Vaz. “Um incentivo a mais para os profissionais em tempos difíceis de pandemia”, complementa.

    Curadoria

    A curadoria dessa edição será realizada por Ronan Vaz, Ananda Guimarães e Cristiano Barbosa, que terão como orientações gerais a seleção de obras de diferentes formatos (websérie, curtas-metragens, longa-metragem, documentários, videoarte, videoperformance, videodança, vídeo-teatro e outros formatos possíveis).
    “Os curadores buscarão privilegiar o trabalho autoral e independente realizado por pessoas cineastas, produtores (as) audiovisuais e artistas de outras linguagens que tenham produzido suas obras em diálogo com o audiovisual/cinema no contexto da pandemia de Covid-19”, revela Ronan Vaz.

    Serviço
    O quê: Inscrição para a Mostra de Cinema Casa Aberta
    Quando: Até o dia 20 de setembro
    Onde: www.trupedetruoes.com.br/mostradecinema

    Website: http://www.trupedetruoes.com.br/mostradecinema