conecte-se conosco

Bem Estar

Como surgem as VERRUGAS e quais são os tratamentos possíveis!

Publicado

em

Desconfortáveis e, em princípio, inofensivas, as verrugas são pequenos tumores benignos da pele

 

Embora se trate de um problema comum, e, por isso, muitas vezes relegada, poucas pessoas sabem, de fato, como surgem as verrugas e, o mais importante, que sua presença pode significar, em alguns casos, problemas graves de saúde.

Para entender como surgem essas lesões na pele, suas formas de transmissão e os possíveis tratamentos para o problema.

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre as famigeradas verrugas!!!

Como surgem as verrugas

Como eliminar as verrugas

As verrugas são causadas pela contaminação da pele, o vírus do HPV, também conhecido por vírus do papiloma humano.

Este vírus penetra e parasita as células da epiderme, fazendo com que cresçam de forma anormal. As células infectadas são lançadas na camada mais superficial do corpo, dando origem às verrugas.

Podem explodir em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em lugares como mãos, cotovelos, joelhos e pés, assim como regiões em que a pessoa costuma depilar, como o rosto, para os homens, e nas pernas, no caso das mulheres.


Tipos de verrugas

Os 5 tipos de verrugas existentes são:

Confira os tipos de verruga, plantar, peringual, comum, plana

1. Verruga plantar: São verrugas que afetam os pés e são conhecidas popularmente como “olho de peixe”. Elas são semelhantes às um calo, já que costumam ser de cor amarelo e têm pontinhos pretos em seu interior.

2. Verruga filiforme: São as verrugas finas e alongadas que aparecem principalmente no rosto ou pescoço de pessoas na terceira idade.

3. Verruga comum: Em geral, tem menos de 1 cm de diâmetro, são firmes e, geralmente têm uma superfície áspera e pode ser arredondada ou irregular. Sua coloração pode ser da cor da pele, cinza, amarelada, marrom ou preta.

4. Verruga plana: São pequenas verrugas de aparência lisa que surgem em grupos. São macias e mais frequentes no rosto.

5. Verruga genital: São verrugas que aparecem na área íntima feminina ou masculina e que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. Em geral, elas, são macias e de cor rosada

 

Confira os Tipos de Verrugas e Como Tratar

Formas de contágio

Muita gente não sabe, mas as verrugas são muito contagiosas. Sua transmissão pode ocorrer por contato entre pessoa ou um objeto infectado e, por autoinoculação.

Já no caso das anogenitais, o contágio se dá por relações sexuais desprotegidas e via materno-fetal, na momento do parto.

É importante ressaltar que qualquer pessoa é propensa ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV, no entanto, os pacientes com baixa imunidade, adolescentes e crianças são mais vulneráveis.

Para evitar a contaminação de outras pessoas e até mesmo a autoinoculação, é fundamental cuidar da limpeza das lesões abertas, evitar coçar e ter relações sexuais sempre com proteção.

Quando as verrugas podem ser um sinal de alerta

Embora quase sempre as verrugas sejam lesões benignas que não causam maiores problemas à saúde, em alguns casos, elas são sinais de atenção.

É o caso das verrugas anogenitais.

Essas lesões podem dar origem a tumores malignos, como câncer de colo de útero e pênis.

Por isso, é fundamental o acompanhamento médico para o diagnóstico e tratamento das verrugas, já que somente um profissional saberá identificar quando a verruga é um caso simples ou um problema mais sério que merece atenção e cuidado.

Tratamentos possíveis para as verrugas

Como curar verrugas

O tratamento das verrugas sempre deve ser feito junto a um médico dermatologista para que seja seguro e eficaz. Os tratamentos caseiros, muitas vezes, agravam as lesões e podem ocultar outros mais graves.

Atualmente, estão disponíveis opções de tratamento com o uso de:

  • Ácido salicílico + ácido lático: aplicação de medicamentos de uso local para descamação da verruga até a cura. Tratamento feito em casa com supervisão médica;
  • Ácido nítrico fumegante: são feitas aplicações quinzenais em consultório;
  • crioterapia: em consultório, é aplicado o spray de nitrogênio líquido para congelamento da verruga. É um tratamento pouco doloroso, porém, pode demorar algumas sessões;
  • Eletrocirurgia: procedimento também aplicado em consultório, e a remoção de lesões na pele é feita por meio de um bisturi de alta frequência que carboniza a área afetada. É necessário anestesia local, porém os resultados são imediatos e a recuperação é rápida.

Encontramos a história de Débora Alves que durante boa parte da vida dela sofria com as verrugas. Ela tinha uma acima da boca, que segundo ela era a marca registrada (de uma maneira negativa pra mim, pois ela chamava muita atenção a atraía olhares, comentou Débora).

Além disso eu tinha várias pelo corpo e algumas nas mãos, o que me deixava constrangida ao cumprimentar alguém, com medo de deixar a pessoa com nojo ao tocar nelas.

Confira o relato dela abaixo

Nem preciso dizer o quanto minha auto estima era baixa. Eu me sentia uma aberração ao perceber as pessoas olhando para minhas verrugas. E sim, eu já tentei tudo o que estava ao meu alcance… mas nada foi efetivo de verdade.

Truques caseiros que encontrei na web e nos livros que prometem ensinar “como tirar verrugas”, cremes e soluções caras compradas na farmácia… nada disso me ajudou. Eu acabei sim encontrando a solução para o meu problema, e foi meio que “por acaso”.

 Um Tratamento que me livrou das verrugas em uma semana!Quero saber mais sobre como eliminar verrugas

Gladson Cardoso - Empresário, Profissional de Marketing de Rede, Jornalista DRT/SE 1.871

Publicidade
Publicidade

Veja Também